quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PÃO DE FESTA


PÃO DE FESTA



São fatias de pão de forma cortadas na horizontal, recheadas com pastas.
 Geralmente são 5 fatias, o que significa 4 camadas de pasta necessárias.

 Pode fazer apenas uma pasta, de apenas um sabor, mas pode também fazer
 2 sabores para alternar ou, como no meu caso 4 sabores diferentes.



Tome 500g de ricota, amasse com um garfo e distribua uniformemente 
em 4 ramequins;
 agora acrescente os sabores que quiser. 

Eu usei azeitonas verdes picadinhas no primeiro, azeitonas pretas no segundo,
peito de peru no terceiro e gorgonzola amassado no quarto;
 junte 1 colher de sopa de requeijão cremoso em cada um dos ramequins, 
e agora olhe para elas e resolva como vai tempera-las, o que cada uma pede. 

Eu moí pimenta e somei salsinha picada em todas (exceção ao gorgonzola), 
pus um pouco de alho frito pronto picado no peru, e só. 

Daí misturei bem com um garfo cada uma delas e afinei com um pouco de creme
 de leite, pois a idéia é que a pasta fique bem molhada para que o pão também 
fique bem molhadinho.
 Desta forma você faz 4 pastas de uma só vez, e rapidinho.

Agora tome uma forma, abra sobre a mesma um pano de copa molhado
 e comece a deitar as fatias de pão uma a uma, colocando entre elas as 
pastas que preparou. 

Eu coloquei o peru, que é mais discreto, entre o gorgonzola e as azeitonas, 
que são mais saidinhos no sabor. 

Por fim, enrole todo o pão com o pano molhado e leve à geladeia enquanto
 a comadre prepara um molho.



Esse molho eu inventei na hora para substituir a maionese que lambuza o pão
 também por fora nas receitas tradicionais. 

Pus um pouco de creme de leite no olhômetro, um fio de azeite e um chorinho 
de shoyu. 
Ficou moreninho, macio e delicioso. 

Agora é dar um banho no seu pão e providenciar um croc croc para grudar no
 molho por fora.

 Eu fui de mix de gergelim, mas pode colocar qualquer coisa que grude como 
castanhas, nozes, pistaches, cenoura ralada...o que der na telha.

 Decorei com um moragão para dar um constraste de cor, e às favas com falsa
 modéstia, ficou sensacional.





Nenhum comentário:

Postar um comentário