segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Torta de agrião com queijo


Torta de agrião com queijo



Vegetais andam com muito crédito lá em casa. 
A decisão de, pelo menos, diminuir o consumo de carne anda me fazendo olhar 
as receitas com verduras e legumes com muito mais entusiasmo.

Essa receita eu adaptei do Guia de Cozinha e, com algumas pequenas correções, 
acho que essa ela vira uma excelente opção para fugir do lugar-comum da torta de liquidificador.


Comece triturando 1 pacote de biscoito cream cracker (200gr) no liquidificador até
 virar uma farofinha.
 Misture essa farofa com 4 colheres de sopa de margarina (a exemplo do que é feito 
na torta de chocolate com limão, só que lá, com o biscoito doce) e com essa mistura
 forre o fundo de uma assadeira de 29X22cm untada e enfarinhada (eu usei fôrma 
de fundo removível) e reserve.


Para o recheio, bata no liquidificador:

2 maços de agrião lavados e picados (eu achei 2 maços muita coisa - talvez se eles
 fossem menores tudo bem, porém, usei 2 maços grandes e achei que ficou bem amargo
 - na próxima eu vou reduzir a quantidade de agrião), 
1 xícara de leite, 
1 xícara de ricota, 
2 ovos, 
sal
 e 50gr de queijo parmesão (por minha conta eu incluí noz moscada e pimenta branca,
 porque comida sem pimenta lá em casa não rola).
 Despeje esse recheio sobre a fôrma forrada com o biscoito e leve ao forno médio, 
pré-aquecido, por 30 minutos ou até dourar.
 Quando estiver no ponto, cubra com mais parmesão e volte ao forno apenas para finalizar.


Uma dica importante... Passados os 30 minutos de forno pode ser que o meio da torta ainda pareça mole - comigo aconteceu e eu estranhei, porém depois que esfria um pouco ela termina de endurecer tranquilamente, por isso não se assuste.

A revista sugere que a torta seja servida com requeijão por cima, coisa que eu abolí. 
Mas, talvez um molhinho cremoso seja interessante sim. 
Nesse caso, acho que a base do molho sendo de queijo também ficaria muito bom.



Usando a mesma receita, creio ser possível substituir o agrião por rúcula, espinafre ou,
 quem sabe, acelga.




Nenhum comentário:

Postar um comentário