quarta-feira, 26 de outubro de 2011

tarte tatin de tomates


tarte tatin de tomates



Acho que esta será a última receita com tomates que eu vou publicar

 aqui este ano. 


Eles ainda continuam chegando, mas eu já quero começar a dar vazão 
às receitas outonais. 

Até o próximo ano, tomates! Ponto final. 
E essa tarte tatin de tomates teve uma história. 

Primeiro eu fiz exatamente como estava explicado numa receita que 
vi no The New York Times e achei o resultado detestável. 

Os tomates estão extremamente maduros e doces, e o processo de 
caramelização deixou a torta açucarada demais pro meu gosto. 
Eu comi, mas não achei que iria vingar algo blogável.
Passaram-se muitos dias e dezenas de tomatinhos já estavam
 acumulados novamente, empilhados na bancada da minha cozinha.
Resolvi dar mais uma chance para esta receita, mas desta vez resolvi
 mudar os detalhes que não gostei e fazer do meu jeito, eliminando a
 caramelização com açúcar.

 Usei apenas o azeite e o vinagre e ficou muito melhor. 
Também não usei cebola. Se alguém quiser testar a receita original, 
ela está AQUI.

1 circulo de massa folhada [* usei a Puff Pastry]
Muitos tomatinhos maduros
Um punhado de azeitonas pretas
Folhas de tomilho fresco
Sal grosso e pimenta do reino branca moída a gosto
Azeite e vinagre Jerez [Sherry vinegar]

Pré-aqueça o forno em 425 ºF/ 220ºC. 
Numa frigideira que possa ir a forno coloque um pouco de azeite, 
ajeite os tomatinhos cortados ao meio e frite em fogo médio, 
até eles começarem a caramelar.
Tempere com sal e pimenta a gosto. 

Quando os tomates estiverem borbulhantes e soltando um 
liquido caramelizado, coloque as azeitonas, espalhe as folhas
 de tomilho e regue tudo com algumas gotas de vinagre Jerez. 
Não exagere, senão fica muito ácido. 

Deixe refogar mais uns minutos, remova a massa folhada 
da geladeira e cubra os tomates com ela, cuidando para que
 a borda fique bem fechada. 

Coloque no forno pré-aquecido e asse por mais ou menos 
20 minutos ou até a massa ficar crocante e dourada. 

Retire do forno, deixe esfriar um pouco, passé uma faca 
pela borda e vire a torta num prato. Sirva morna ou fria.

http://www.chucrutecomsalsicha.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário