domingo, 29 de maio de 2011

Pudim Merengado de Banana

Pudim Merengado de Banana

http://baunilha-caramelo.blogspot.com/

Por estes lados tem estado tanto calor que torna-se quase impossível ir para a cozinha… Ninguém sensato liga o forno num dia de calor intenso (definitivamente a sensatez não é a minha característica mais marcada…) :-)

Simplesmente há dias em que preciso de ir para a cozinha e pronto! Pouco interessava se estavam 40°, o pudim de banana não abandonava os meus pensamentos… Tinha que o fazer!

Sempre que desfolhava este livro, parava na página desta receita e questionava-me porque ainda não tinha feito. Parecia simplesmente divino …

Agora que finalmente o fiz, posso dizer, que é verdadeiramente divino!
Camadas de bolacha, banana e de creme de baunilhada, finalizados com um leve e suave merengue … Sem dúvida o meu género de sobremesa, fresca e leve, uma combinação de sabores suaves e de diferentes texturas … Compensou todo o calor passado!

Depois de algumas sugestões dos meus leitores, criei uma conta de facebook para o Baunilha. Por isso se ainda não o fez, junte-se a nós. Mais uma vez obrigada a todos pelos comentários e pelos e-mails :-)


Pudim Merengado de Banana
Receita adaptada do livro The Oprah Magazine Cookbook

Ingredientes:
4 ovos grandes (separados)
110g açúcar
30g de maisena
550ml leite
1 colher de chá de açúcar baunilhado
40g de manteiga
2 bananas maduras e firmes
200g de bolacha Shortcake (ou a mesma quantidade de bolacha Maria)
leite qb.

Preparação:
Num tachinho , juntar 40g de açúcar com a maisena e o sal. Com uma vara de arames, misturar bem em seco. Aos poucos adicionar o leite e misturar até ficar dissolvido. Levar ao lume (médio) até ferver, mexendo frequentemente. Quando levantar fervura retirar do lume.

Bater ligeiramente a s gemas e juntar a estas um pouco de leite quente, misturar bem. Posteriormente adicionar a mistura das gemas ao leite quente e voltar a levar ao lume (mexendo sempre). Deixar ferver cerca de 2 minutos (mexendo sempre com a vara de arames). Retirar do lume e adicionar a manteiga e o açúcar baunilhado. Misturar bem até ficar completamente homogéneo.

Pre-aquecer o forno a 180ºC.

Num refractário redondo de 25 cm, colocar metade das bolachas (ligeiramente humedecidas em leite). Colocar por cima das bolachas, uma banana cortadas às rodelas e tapar com metade do creme preparado. Repetir o processo com as restantes bolachas, a restante banana e o restante creme.

Adicionar as claras, uma pitadinha e sal e metade do restante açúcar. Bate-las na velocidade média da batedeira, quando começarem a ficar brancas e espumosas adicionar aos poucos o restante açúcar. Aumentar a velocidade da batedeira e bater as claras até que estas formem picos suaves e firmes.

Com uma colher de sopa colocar as claras por cima do creme. Dispor as claras de forma a que toquem nas paredes do refractário (previne que encolham). Não alise totalmente as claras, deixe pequenos picos .

Levar ao forno até ficar ligeiramente dourado (15-20 minutos). Deixar arrefecer à temperatura ambiente. Depois de frio, colocar no frigorífico pelo menos 4 horas. Servir bem fresco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário