Não me enganei no titulo, o nome da receita é mesmo essa, queijinhas, são género queijadinhas, o nome penso que será por causa do leite que com tanta raspa do limão talha, mas no final temos umas queijadas com um sabor intenso a limão.
A receita foi retirada de uma teleculinária antiga, não sei o nº pois já não tem capa, mas, há muito que estava na minha lista das receitas a experimentar.
As queijadas no forno crescem muito, mas como queijada que se preze, abatem sempre um pouco, não se assustem é mesmo assim.
Rendeu 20 queijinhas que foram devoradas num instante.
0,5 dl de leite
1 colher sopa de manteiga
raspa de 1 limão
5 ovos
400g de açúcar (usei só 300g)
170 g de farinha
40g de farinha maizena
Unte as forminhas com manteiga e polvilhe-as com farinha.
Leve o leite com a manteiga e a raspa de limão ao lume num tacho até derreter a manteiga (o leite talha, não se preocupe é mesmo assim).
Numa tigela, bata os ovos com o açúcar, adicione depois o leite em fio, e mexendo sempre e, por fim, misture ambas as farinhas peneiradas, e envolva cuidadosamente para que não ganhem grumos.
Passe o creme por um passador de rede, verta para as formas e leve ao forno em banho-maria por cerca de 30 minutos em forno a 180º.
Espete o palito para verificar se as queijadas estão cozidas, retire-as do forno, e deixe-as arrefecer, desenforme-as e coloque-as sobre forminhas de papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário