domingo, 23 de outubro de 2011

Spatzle Clássico / Classic Spatzle


Spatzle Clássico / Classic Spatzle

Essa receita eu nem conhecia, aí um dia minha amiga Marta de londrina
 entrou no meu orkut e me pediu que eu tentasse fazer a receita, pois sua
 mãe fazia sempre pra ela. 
Claro que aceitei o desafio, afinal, a receita me despertou curiosidade. 
O saldo foi bastante positivo. 
Apesar de não ter o utensílio adequado, adaptei um escorredor de macarrão
 e deu tudo certo. 
Vale muito a pena fazer, não dá trabalho e fica muito gostoso.




Ingredientes:

4 ovos
1 xícara de queijo muçarela (adaptação minha)
300 g de farinha de trigo
50 g de manteiga
1 fio de azeite
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de chá de noz moscada em pó
Água para dar o ponto (pode ser água gaseificada)


Modo de preparo:

Passo 1:
Numa vasilha bata ligeiramente os ovos.


Passo 2: Adicione a farinha e misture com um fouet ou batedor de arame.



Passo 3: Adicione o sal e a noz moscada.


Passo 4: Vá adicionando água aos poucos. 

Se quiser utilizar água com gás é uma boa idéia.



Passo 5: Fique de olho na textura e consistência da massa. 

Ela deve ficar ligeiramente líquida, mas com consistência cremosa.


  



Aqui eu percebi que a massa estava muito seca grossa. 
Ela precisa ficar mais fluida.


  



Adicionei mais água até que a massa escorria do fouet, 
mas era um fio grosso.


  



Passo 6: Faça o teste. Utilizando um escorredor de macarrão, coloque a massa e deixe escorrer dentro de uma panela com bastante água fervente e azeite (como se fosse cozinhar macarrão). 


Existe um utensílio de cozinha utilizado lá fora para fazer spatzles (que pode ser visto nesse
 vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=fz1VvASOcmw ) .


 Há pessoas ainda que dão forma aos spatzles cortando-os com a faca sobre uma placa 
(Também pode ser visto no vídeo). 


O meu ficou muito parecido com o desse vídeo. Como eu entendo tuuuuudo de alemão, 
claro que segui as imagens. rsrsrs.





Passo 7: Depois de uns 3 minutos cozinhando retire-os com uma 

escumadeira e coloque no banho de água gelada. 
Cozinhe aos poucos, colocando pouca massa na água fervente.


Passo 8: Quando todo o spatzle estiver cozido, escorra-o muito

 bem por uma peneira ou chinoix.



Passo 9: Para o preparo final coloque bastante manteiga

 numa frigideira.




Passo 10: Quando a manteiga estiver derretida adicione 

todo o spatzle cozido ou faça por porções. 
O spatzle clássico é somente assim.
 Eu adicionei queijo muçarela no próximo passo.



Passo 11: Adicione a muçarela. 

Aqui já foi uma licensa "poética", mudei a receita para deixar
 mais do meu agrado.



Servi bem quente. Ficou muito bom.

 A massa fica muito parecida com um nhoque, mas mais saborosa, e aceita 
diversos molhos. 


Com a massa que sobrou fiz no jantar a mesma receita mas combinando 
com molho a bolonhesa e coloquei para gratinar no grill do forno com
 bastante queijo por cima.


 Ficou uma delícia, mas perdi as fotos.
 Fui deletar uma foto da máquina e acabei deletando todas.



http://receitapassoapasso.blogspot.com/



http://receitapassoapasso.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário