quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cardápio Semanal

Cardápio Semanal

por:  LOURDES SABIONI
http://www.nacozinhadalu.com.br/




Não sei se vocês perceberam mas, não está nada fácil enfrentar os caixas do supermercado , açougue e peixaria… Os preços estão cada vez mais escândalosos e assustadores!

Para falar a verdade , na hora de passar no caixa, fico totalmente deprimida…
O que é isso minha gente? Estou enganada ou a alimentação está explodindo meu
 orçamento mensal ?

Percebi que ando cortando muitas coisas que eu adorava fazer e que, o grande vilão, 
estão sendo os gastos no supermercado, feira, açougue, peixaria e sacolões.

Eu não sou britânica mas, costumo seguir mais ou menos um ritmo de vida onde procuro
 fazer algumas coisas durante o ano, e realmente a minha lista tem sido detonada por 
causa dos gastos no supermercado. Olha só o que eu fazia anualmente :

- Cinema uma vez por mês no mínimo;

-Assistir uma boa peça de teatro ou um show a cada 2 ou 3 meses,

-Ir a restaurantes pelo menos 2 vezes ao mês,

-Comprar 2 bolsas de qualidade por ano;

-Frequentar mensalmente a livraria e ler um livro pelo menos ao mês;

-Comprar nas liquidações de verão e de inverno, pelo menos meia dúzia de roupas;

-Frequentar 2 vezes por ano o dentista;

-Viajar uma vez por ano nas férias;

-Comprar pelo menos 2 pares de sapatos novos no verão e no inverno;

Então , agora sou obrigada a dar uma enxugada na minha lista só porque um alho poró está custando quase 5 reais? Um vidro de palmito anda chegando perto de 10 reais? 
Uma embalagem de creme de leite fresco está custando 8 reais? 

 É brincadeira ou sou a única que está achando um abuso, o quilo de carne 20 reais um
absurdo? Um quilo de peixe custar de 10 a 15 reais (dependendo do peixe, alguns chegam 
até 25 reias) e meio quilo de grão de bico por 4 reais?

E aí minhas amigas? Vocês já perceberam isso também? Ainda para piorar , repararam 
no preço dos produtos de limpeza? Difícil manter a casa limpa e cheirosa!

Eu sempre adorei fazer cardápio…Acho que daria uma bela nutricionista! KKKKKKKK!!! Sempre que eu tinha tempo fazia o seguinte : Na sexta-feira bolava o cardápio da semana, 
no sábado e no domingo eu fazia as compras baseadas no cardápio e quase sempre seguia
 na risca o planejado ( olha a britânica aqui novamente! ) e mudava raramente alguma coisa durante a semana, devido ao trabalho. 

Agora, como estou afastada do trabalho por causa da saúde, tenho feito meus cardápios na
 sexta e tentando seguir à risca na semana, salvo se eu encontrar alguma oferta muito boa.

Com a ameaça do calote da Grécia e do Tio Sam, o planeta enlouqueceu! Os preços estão subindo sem motivo algum, principalmente aqui, no Brasil, onde a terra é boa , o clima então,
 nem se fala, não há motivo para explorarem nós, pobres brasileiros…! Sim, amiga, estamos 
além de pagar o pato, pagando o marreco (country, diga-se de passagem!) e bichos que nem existem em nossa fauna.

O negócio é apelar para um cardápio suportável e não deixar de consultar as safras de legumes , verduras e frutas que podem nos salvar de inventar uma receita e chamar nossos amigos e depois descobrir porque ficou tão caro reunir o pessoal!

Para quem não tem esta listinha de safras , pega AQUI neste endereço , imprima, faça o seu cardápio e seja feliz! Procure utilizar tudo o que estiver na safra, porque, além de mais saudável, o cardápio fica mais magrinho no caixa. KKKKKKKKK!!!

Olha aí o cardápio aqui de casa na semana passada. Coloquei apenas o almoço e o jantar que
 foi servido durante a semana, só para vocês terem idéia de como eu faço. 
Também poderão ver o aproveitamento e o reaproveitamento dos alimentos servidos aqui na minha cozinha.
 Não tem nada chic não, minha cozinha é simples , assim como eu também sou! 

Dá uma olhada e depois comentem comigo o que vocês acharam, também quero saber como
 é que vocês organizam almoço e jantar na casa de vocês. Sou curiosa e adoro saber o que 
cada uma apronta na sua cozinha! Vejam:

SEGUNDA-FEIRA :

Arroz , Feijão , Salada de Alface Americana com Tomate, Omelete de Espinafre Refogado 
com bacon. (almoço)

Canja de Galinha com Croutons (jantar). A Canja foi feita com pedaços de frango assado no domingo anterior (jantar).


TERÇA-FEIRA :

Panquecas de Carne Moída com Molho de Tomate, Arroz, Salada de Brócolis com 
Couve-Flor, Vagem e Cenoura (almoço).

Aproveitando sobras da carne moída e do molho de tomate do almoço, preparei Macarrão Parafuso com Molho e servi com a mesma salada do almoço, acrescentando apenas 
azeitonas na salada (jantar).


QUARTA-FEIRA :

Arroz, Feijão, Salada de Rúcula com Tomate, Couve Refogada e Bisteca de Porco Assada
 com Farofa ( a carne de porco anda com o preço melhor que a carne de boi ou vaca) para
 o almoço.

Sopa de legumes ( batata,abobrinha,cenoura, mandioquinha,chuchu ) servida com pão de 
alho feito em casa. ( jantar)


QUINTA-FEIRA :

Arroz, Feijão, Pedaços de Frango Assado, Farofa, Abobrinha Refogada, Salada de Batatas
 com Ovos Cozidos. (almoço)

Polenta Recheada com Apresuntado e Mussarela, coberta com molho de tomates e parmesão ralado. (jantar)


SEXTA-FEIRA :

Arroz, Feijão, Carne Assada na panela de pressão (usei costela ponta – de- agulha) , 
Purê de Mandioquinha, Salada de Repolho com Tomate e Pimentão. (almoço)

Cachorro-Quente ( com vinagrete de repolho e tomate e purê de batata ) 
Este foi o jantar porque sexta é dia de lanchar, certo?


SÁBADO :

Galinhada (feita na panela de pressão) acompanhada de Quiabo Refogado, salada de
 Chuchu com alho e salsinha. (almoço)

Misto Quente (feito na sanduicheira) usei Apresuntado porque está mais em conta e 
Suco de frutas. (jantar)


DOMINGO :

Peixe Assado Recheado com Vinagrete, Arroz e Maionese de Legumes. (almoço)

Risoto de Camarão e Alho Poró. (jantar)



Olha só :

A canja servida no jantar de segunda – feira foi feita com sobras de frango assado no
domingo.

O jantar de terça-feira também foi feito com sobras do almoço…

Na sexta e no sábado, jantamos lanches.

No domingo, geralmente os meninos comem fora e nós que gostamos de peixe, aproveitamos. 

 O jantar de domingo, aproveitei uma bandejinha de camarão ( o preço está muito bom) e um
 alho poró que consegui na oferta, mesmo estando na safra, o preço está indigesto, só na oferta, dá pra encarar!

O preço do tomate italiano tá dando pra enfrentar, então faço mais molhos e uso mais nas comidas.

Congelar sobras é o que há de melhor. Meu freezer é pequeno, conjugado à geladeira, mesmo assim tento aproveitar ao máximo o espaço e as sobras, me salvam de vez em quando…

http://www.nacozinhadalu.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário