terça-feira, 4 de outubro de 2011

Biscoitinhos doces

Biscoitinhos doces


Terça a noite me bateu 5 minutos e fui pra cozinha. A preguiça queria me dominar, mas não deixei. Preparei massa de biscoitos, lavei toda a louça e deixei tudo tinindo pro novo dia. Isto, preparei a massa, enrolei em filme plástico, coloquei no congelador e no outro dia cedinho coloquei pra assar, com a cozinha toda arrumada. Eu já falei que tenho siricutico, né?



Estes biscoitinhos eu já tinha experimentado uma vez na casa da Fe, 
a mesma das garrafinhas forradas, sabe?

 Fiquei até com vergonha da quantidade de bolachinhas que comi, 
tanto é que ela chegou a oferecer pra eu levar pra casa, mas fiquei 
sem graça e prometi que faria a receita.



Biscoitinhos de açúcar
Fonte: Mamão com Açúcar da Fe.


- 200g de farinha de trigo
- 225 g de açúcar (coloquei 200g)
- 115 g de manteiga em temperatura ambiente

- 1 ovo
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal

- 1/4 de colher (chá) de essência de amêndoa (troquei pela baunilha)
- 60 g de açúcar demerara (pra enrolar os biscoitos - eu usei este açúcar
 (sem medir), usei canela e papoulas)


Como fazer?

Coloque a manteiga na travessa da batedeira e bata bem com o açúcar
 até ficar um creme bem clarinho e fofo. 

Acrescente o ovo e bata bem, acrescente a essência e misture. 
Numa travessa separada peneire a farinha, sal e fermento em pó. 

Acrescente aos poucos os secos (aos molhados) e misture bem
(pode ser na mão, mas eu preferi usar a batedeira).

 Assim que tudo estiver bem misturadinho, cubra bem com papel filme
 e coloque pra gelar por uns 15 minutos. 



Quando a massa estiver firme, molde cilindros com 5 cm de espessura 
(eu faço no olhômetro e como consigo fazer!). 

Envolva no papel filme e coloque pra gelar por mais alguns minutinhos. 

Quando estiver firme, desembrulhe e enrole no açúcar demerara 
(eu usei este açúcar, canela e papoula separadinhos). 

Embrulhe novamente e coloque no refrigerador até a hora que resolver usar.



Eu resolvi assar no dia seguinte. 
Cortei rodelinhas e coloquei separadas no silpat





 porque elas crescem bastante.



Coloque em forno pré-aquecido em 180 graus e asse até que elas fiquem
 douradinhas.

 O centro fica um pouco mole quando você retirar do forno, mas depois 
elas endurecem. 

Espere esfriar e guarde num pote bem fechado.
.http://www.quitandoca.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário