segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pesquisadora produz livro com receitas para vegetarianos

Pesquisadora produz livro com receitas para vegetarianos em busca de proteínas nas saladas

Iniciativa quer oferecer alternativas em alimentos como a soja

Katia Baggio, Londrina (PR) | reportagem@canalrural.com.br
Uma pesquisadora da Embrapa Soja está produzindo um livro para os vegetarianos que sentem falta de proteína nas saladas. Quem não come carne precisa buscar alternativas em outros alimentos para consumir proteínas e a soja é o produto ideal.
A cozinha experimental da Embrapa Soja vai testar mais de cem receitas de saladas com o grão. O tabule com soja e tofu, acompanhado de humus com soja em pasta já está aprovado. A pesquisadora Mercedes Panizzi descobriu em casa que precisava criar alternativas para saladas.
– Minha filha é vegetariana e disse que eu tinha que encontrar novas receitas com soja. Na verdade, a necessidade de proteína existe mesmo para quem não come carne e o objetivo foi suprir essa carência de forma mais saborosa – relata Panizzi.
A soja tem o dobro de proteína da carne e, para quem é vegetariano ortodoxo, aquele mais radical, que não come qualquer tipo de carne, o grão de soja é fundamental para completar os nutrientes de um prato de salada.
Além dos tradicionais legumes e folhas, os ingredientes das novas saladas incluem frutas como o caju, de sabor exótico, manga e laranja. O prato possui soja verde, tão rica em proteínas como a madura.
– As verduras têm lipídios, que são reguladores, e a soja tem proteína, que é um construtor para o organismo – explica a estagiária de nutrição da Embrapa, Elissa Cirino.
O tomate cru recheado com tofu, cenoura e vagem pode ser consumido também gratinado, como um prato quente. A pesquisadora fez questão de fotografar as novidades para o livro. No total, serão 200 receitas e a publicação fica pronta até o final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário