quinta-feira, 28 de julho de 2011

SAÚDE E O PH DO SANGUE...

SAÚDE E O PH DO SANGUE...

TEXTOS SOBRE PLANTAS,SAÚDE E QUE TRAZEM BEM 

Os minerais, os alimentos, o pH do sangue e a saúde do homem.

Achei muito legal essa matéria relacionada a saúde, achei em um site http://www.mibasa.com.br/artigo_gravata.htm" 

A afirmação de que o surgimento do ser vivo está diretamente relacionada aos minerais, isto é, os minerais deram origem aos seres vivos, a cada dia torna-se mais clara e confirma os ensinamentos bíblicos: 

"Tu és pó e a pó tornarás!" O mineral é, portanto a base, o início de tudo; veja a clorofila, encontrada nos vegetais, compondo sua molécula existe um átomo de magnésio; no sangue dos animais, fazendo parte da molécula da hemoglobina encontramos o elemento mineral ferro, sua deficiência é conhecida por anemia. 

Na estrutura das moléculas das vitaminas encontra-se um mineral, por exemplo: na vitamina B-12 encontra-se um átomo de cobalto; riboflavina ou vitamina B-2 encontra-se o mineral fósforo; as vitaminas do complexo B estão ligadas ao fósforo ou ao pirofosfato; a vitamina D está ligada ao cálcio. 

Grande parte das substâncias orgânicas conhecidas, mostra em sua estrutura um átomo de algum mineral. 
Os minerais, as vitaminas e todas as substâncias essenciais para o ser humano, o alcançam através do alimento. 
O alimento é, portanto, responsável pela manutenção e abastecimento do ser vivo. 

Estando o alimento deficitário de uma das substâncias, dá início a um desequilíbrio, que se torna mais grave quando a deficiência é de um mineral, uma vez que compõe a base ou estrutura das substâncias orgânicas. 

Vem daí a necessidade de se produzir alimentos completos, equilibrados isto é, sadios. Os alimentos têm sua origem no solo. O solo vem sofrendo várias agressões e por isso fica desequilibrado, doente. 

Um desequilíbrio freqüentemente encontrado é a acidez do solo, responsável por grandes prejuízos para o agricultor e em seqüência, ao homem que está no final da cadeia alimentar. 

A acidez do solo, ou o pH baixo do solo faz com que a planta deixe de absorver determinados minerais e por isso, aparecem doenças nas plantas.

 Para corrigir a acidez do solo, isto é, elevar o pH para deixá-lo próximo da normalidade que é de 6,5 a 7,0 usa-se calcário para corretivo de solo, ou farinhas de rocha, ricas em minerais, que além de corrigir a acidez, fornece nutrientes minerais restituidores da saúde do solo. 

Um outro produto que poderia ser utilizado para corrigir a acidez dos solos, seria as águas salobras (alcalinas) encontradas no Nordeste do Brasil.

 Fariam a recuperação (correção) mais rapidamente e forneceriam nutrientes valiosos para a saúde das plantas, dos animais e do homem; porém, o método ainda necessita ser mais estudado para ser colocado em prática. 

Assim, para que um produto esteja equilibrado, sadio, em condições de servir de alimento, o solo que o produziu, tinha que ter um pH ideal, caso contrário, os minerais necessários para dar saúde àquele alimento não seriam absorvidos. 

Daí a importância do pH. Do mesmo modo, o pH do sangue humano precisa estar em seu limite ideal de 7,4 para absorver os minerais necessários à saúde daquele indivíduo. 

Qualquer alimento sólido, ou líquido, que prejudique o equilíbrio do pH ideal estará comprometendo a saúde. Assim, o pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. 

Uma pequena variação do pH dá oportunidade a uma redução do seu sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à nossa saúde, como vírus, bactérias, fungos, que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0 proliferem e encontrem ambiente propício para sobreviver. 
A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresentam um pH no tecido de 4,5. 

Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. 
Dr. Otto Warburg da Alemanha duas vezes laureado, ganhou o seu primeiro Prêmio Nobel pela descoberta de que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo. 

Quando o pH do sangue está baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração. 

As doenças causadas pela tireóide é resultado da deficiência do mineral iodo. Esse elemento só é absorvido pelo o organismo quando está com o pH ideal. 

Por isso, na sociedade atual é freqüente encontrar pessoas com doenças da tireóide, porque atualmente valoriza-se alimentos que proporcionam ao organismo um ambiente de pH baixo. 

Em resumo, estando o pH do nosso sangue abaixo da normalidade 7,4 estamos propensos a todos os tipos de doenças: Câncer, artrite, diabetes, doenças do coração, fadiga crônica, alergias além de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. 

Uma maneira de manter o seu pH é evitar alimentos com pH baixo, como café (em torno de 4,0), refrigerante (em torno de 2,0), cerveja (varia de 2,5 a 4,2 dependendo da marca). 

Açúcar é um grande rebaixador de pH. Uma água mineral de boa qualidade pode suprir todas essas carências, no entanto precisa ter as seguintes qualidades:



Água mineral de boa qualidade precisa:
- Ter pH entre 7,0 e 7,5.


Explicação:

O sangue humano de uma pessoa sadia tem o pH de 7,4 e contém de 90 a 95% de água.
Nosso corpo tenta a todo custo manter o pH sanguíneo com o valor de 7.4, extraindo minerais do organismo para manter o pH. Quando não consegue equilibrar o pH, nosso corpo torna-se ácido e propenso à infestação por parasitas e todos os males que eles trazem.
Um pH levemente alcalino do sangue aumenta a oxigenação das células e a imunidade, uma vez que, vírus e bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver. Assim como o fogo precisa de oxigênio para existir, os vírus e bactérias necessitam de um meio ácido para se manterem vivos.


- Ser rica em minerais.

Explicação:

O nível de sal no plasma do sangue, de pessoa sadia, é semelhante ao nível de sal da água do mar. A água do mar possui 84 elementos químicos.

O livro: "Elementos traço na nutrição e saúde humanas" da OMS - Organização Mundial de Saúde, Genebra. 


Preparado em colaboração com a Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas e com a Agência Internacional de Energia 
Atômica. Mostra a importância dos minerais na saúde humana.
Veja a importância do mineral magnésio - exerce mais de 300 funções no organismo humano. 



Sua deficiência causa arteriosclerose, doenças cardíacas, arritmias e acidente cardiovascular, osteoporose, diabetes, gastrite, prisão de ventre, cálculos renais, baixo desempenho sexual, artrose, artrite, doenças renais, próstata, alcoolismo, mal de Alzheimer, câncer, depressão, asma, etc.


Conclusão: 

Quando seu organismo tem deficiência mineral, você está sem saúde. Quando o pH do seu sangue está abaixo do normal, você está propenso a qualquer tipo de doença.


Água mineral, precisa ter sabor de minerais:
"O sabor da saúde"

Arapiraca, 16/02/03
Geólogo Solon Barrozo Barreto.

http://simplesmentecurando.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário