terça-feira, 26 de julho de 2011

Arroz Frito - O delicioso Chop Suey

Arroz Frito - O delicioso Chop Suey 


Normalmente é uma mistura de vegetais cortados e mais alguma carne em um molho (ou caldo espesso) de cor amarronzada, mas pode também vir num caldo mais claro, até branco.  

 Acrescentado o arroz frito, tradicional da cozinha chinesa, temos aí o nosso amado 


   

Arroz Chop Suey. Ele pode ser composto apenas de vegetais e legumes, tendo como proteína o presunto ou apresuntado, e os ovos - normalmente é o que é servido quando pedimos por um arroz chop suey.

   Aliás, veja nos cardápios de alguns deliveries de comida chinesa: o arroz chop suey também pode vir descrito como yakimeshi (japonês).

Quer preparar com coisas que você tem na geladeira? A primeira intenção do prato é essa. 

 Exatamente misturar os ingredientes que sobraram de outra refeição. 



Arroz pronto é super comum de a gente ter na geladeira, não é? Legumes, vegetais... Como eu disse antes, simples demais da conta!

Mas tudo bem se você estiver com vontade de preparar um Arroz Chop Suey mais incrementado, mais caprichadão... Basta que você tenha na geladeira um arroz branco já pronto.   



 Aí é só planejar pra comprar os outros ingredientes que podem entrar no prato, e mãos à obra! Dá uma olhada na receita e depois diga se não vale a pena fazer em casa!  

 Aposto que depois da primeira vez que fizer, você vai querer fazer sempre! Além de delicioso, ele é saudável, prático e você não precisa gastar os tubos.




Arroz Frito - O delicioso Chop Suey 
Ingredientes
200 gramas de filé de peito de frango cortado em cubinhos
  (ou em fatias finas se preferir)
    Gengibre picado - uma colher de sopa ou a seu gosto
1 cenoura picada em cubinhos pequeninos

1/2 pimentão verde picado em pedaços não muito pequenos
1/2 pimentão vermelho picado, idem
1/2 pimentão amarelo picado, idem
6 vagens fatiadas bem fininho
1/2 xícara (chá) de champignons fatiados finamente - ou a gosto
1/4 de xícara (chá) de shoyu
3 colheres (sopa) de sakê (opcional)
1 colher (sopa) de açúcar mascavo (opcional)
2 colheres (chá) de hondashi
   (aquele tempero em pó feito de peixe bonito) - (opcional)
3 xícaras de arroz cozido 2 colheres de café de aji-no-moto
   (glutamato monossódico)
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
alho picado torrado a gosto
cebolinha e salsinha picada a gosto
Presunto magro picado a gosto
2 a 3 ovos

Preparo
Refogue o frango e o gengibre com o óleo na wok ou em uma frigideira normal.
Depois de bem frito, adicione os legumes picados, o açúcar mascavo se for utilizar, o shoyu, o sakê e o aji-no-moto, e refogue por mais 2 minutos até que evapore um pouco do líquido.
Adicione o hondashi e misture. Acrescente o presunto picado neste momento, se for o caso.
Tire a frigideira do fogo, coloque o arroz cozido e mexa cuidadosamente até que o arroz esteja bem misturado com o molho e com os outros ingredientes.
Volte a frigideira para o fogo, acrescente os ovos e continue mexendo, até que os ovos estejam incorporados aos outros ingredientes (eles vão ficar com a aparência de flocos amarelinhos e brancos), e o arroz começar a dar uma grudadinha no fundo da frigideira.
Tire do fogo, cheque o sal e faça alguma correção necessária. Acrescente o alho bem douradinho, mais cebolinha picada, salsinha, misture um pouco mais... sirva enquanto está quente!

O Arroz Chop Suey também pode ser preparado com sobras de porco, carne ou frango prontas, ou até mesmo camarões do tamanho que você preferir. 

Se você gostar, acrescente também acelga picada, brócoli, couve-flor, broto de bambú ou broto de feijão (moyashi), que fica uma delícia, além de ser uma refeição completíssima! 

Lógico que ele pode ser o acompanhamento de algum outro prato que você tenha feito, mas que combine... alguma proteína, por exemplo. Aí já é fartura total! rs
Também dá pra usar óleo de gergelim na receita, pra acentuar o gostinho oriental. Nesse caso, utilize apenas uma colher de sopa de óleo vegetal, e acrescente uma colher de sopa do óleo de gergelim.
Não querendo utilizar ovos, no problem, o prato continuará bacanérrimo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário