quinta-feira, 28 de julho de 2011

É Preciso Cuidar dos Preciosos Rins...

É Preciso Cuidar dos Preciosos Rins...


Os rins são órgãos vitais. Eles  tem formato de grãos de  feijão, são dois e ficam situados na parte posterior da cavidade abdominal(na parte de trás da barriga), fica um de cada lado da coluna vertebral.A função principal deles e é eliminar do sangue substâncias que formam resíduos não aproveitáveis pelo organismo através da urina. Eles podem ser considerados como filtros do sangue, por isso a sua vital importância, ele precisa colocar para fora o ácido úrico, a uréia, creatinina, sais  minerais inorgânicos e produtos tóxicos que entram no organismo e que se não eliminados causam males.
O Dr,Morris Fishbein, em seus estudos calculou que mais de 600 litros de sangue  passam pelo rim em 24 horas.E o mais curioso é que apenas um rim é capaz de fazer todo esse trabalho se por acaso um falhar, mas o ideal que cuidemos sempre desse órgão para que nosso organismo fique bem.
Quando os rins adocem é sinal que há uma sobrecarga e estão submetidos a um trabalho forçado, se enfraquecem e por isso adoecem e o organismo todo se desequilibra.
*Aqui vou colocar alguns males que o rim sofre e o porque.
1-Cálculos Renais-(ou popularmente, pedras nos rins)
Geralmente é causado por acumulo de material do tipo oxalato de cálcio, fosfato,ácido úrico, carbonatos e outros ,que deveria ter sido eliminado mas ficaram como resíduos  nos espaços internos dos rins ou nos ureteres,  Possuem tamanhos diversos e podem ser bem pequenos que ficam conhecidos como areia nos rins, ou maiores que são as famosas pedras.
Isso acontece por vários fatores, como alteração do metabolismo,infecções nos rins,alimentação concentrada em molhos e gorduras,ingestão de água e líquidos insuficiente(bebendo pouca água), ingestão de bebidas alcoólicas em demasia, a condições tamb´m individuais e hereditárias,o cálculo verdadeiro causa muita dor e desconforto.
2-Cistite-
È uma inflamação que dá nas vias urinárias baixas, bexiga e uretra, (uretrite), que provoca muita dor ao urinar, é causado principalmente por não ingerir a quantidade de água suficiente deixando a urina concentrada, infecções, friagens,alimentos industriais em excesso também podem ser fatores que desencadeiam a cistite.
3-Há muitas outras doenças do aparelho urinário tais como :  nefrite, incontinência urinária,  enfim são várias. E o que é necessário fazer é  tentar prevenir, e aí vai algumas dicas preciosas:
-Tomar bastante água, se preciso for tomar chás diurético que auxiliam os rins a purificar o sangue.(Chá de salsa é muito bom)
-Exercitar o corpo sempre  para que ele se aqueça e produza suor, pois assim há um auxilio na limpeza do sangue.(eliminação de substâncias pelo suor)
-Ter uma alimentação mais natural e menos industrial, legumes , frutas , pouco condimento, menos sal.
Outras plantas que ajudam o rim a funcionar bem-
#Alfavaca-bardana-beldroega-cabelo-de- milho,douradinha do campo-carqueja-dente de leão-limão-quebra pedra-sabugueiro-
Todas essas plantas podem ser tomadas em forma de chá, é preciso atenção na quantidade de cada uma deles  para a quantidade de água,  um bom chá não deve ficar forte demais, o efeito benéfico do chá é por ser tomado em várias doses durante o dia  não pelo fato da substância da planta estar em grande quantidade, o que as vezes pode fazer até mal em vez de bem.
é preciso ficar atento a sintomas que apontam que algo no rim não está indo bem, esses sintomas são:
dores nas costas na altura de onde se encontra os rins, dores do lado,urinar pouco demais e muitas vezes,sangue ou pus na urina, observar sempre a cor da urina pois  quando bem saudável ela fica bem trasnparente,  o odor e se achar que tem algo errado procure um médico especialista urologista e depressa, não se esqueça de que esse órgão é importantíssimo para que todo o resto do organismo trabalhe bem.
Fique em  alerta sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário