Torta-Merengue de Limão
Esse post é um post-básico: receitinha clássica, fácil e deliciosa. A verdadeira Tarte Meringuée au Citron, francesa, leva um creme de limão mais complexo, à base de amido de milho, açucar e gemas.
Particularmente, sempre deu queimação nos estômagos lá de casa, até minha mãe sugerir essa opção de creme, facílima, deliciosa, cremosa porém mais leve.
Desde então, faço sempre essa nova versão de recheio, muito bem recebida sempre.Caso alguem queira o creme de limão clássico, é só me pedir.
Além disso, esse post é uma pequena homenagem: a Maitê sempre foi minha melhor amiga do mundo, e foi quem sugeriu começarmos a vender docinhos na faculdade.
Faziamos bombons de morango, depois trufas, depois tortinhas de limão e chocolate, e assim a fama da 'Confeitaria Clandestina' [que é como nos chamávamos] pegou e continua até hoje.
A Maits já é formada, mas é ótimo quando podemos nos ver e botar o assunto em dia, como nesse fim de semana. O doce preferido dela? Torta de limão!
Perto do Natal ela me pediu a receita da Torta de Limão que a gente fazia juntos, então aqui vai, pra Maits nunca mais perder:
Ingredientes da Massa:
1 1/2 xícara de farinha de trigo;
1/4 xícara de açucar;
1/2 xícara de margarina gelada, cortada em pedacinhos [tem que ser margarina 80% lipídios];
1 gema;
2 colheres de sopa de água gelada;
raspas de 1 limão.
Ingredientes do Creme de Limão:
2 caixinhas de leite condensado;
Suco de 6 ou 7 limões.
Ingredientes do Merengue:
4 claras;
1/2 colher de chá de fermento em pó;
10 colheres de açucar;
Raspas de 2 limões.
Preparo da Massa:
Junte farinha, raspas, açucar e margarina. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente a gema e a água gelada, amasse levemente. Forme uma bola, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutinhos.
Abra a massa sobre o fundo removível de uma fôrma de tortas de 23cm de diâmetro. Coloque o fundo na fôrma e cubra as laterais com o resto da massa, aparando as bordas com a faca.
Fure toda a massa com um garfo, cubra-a com 4 folhas de papel alumínio sobrepostas e leve ao forno préaquecido 180 graus por 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais 12 minutos pra dourar. Deixe esfriar dentro da fôrma.
OBS: Você pode fazer essa torta em fôrma alta de tortas, como na foto, fôrma para quiche [aquelas baixas. Vai sobrar recheio, mas você guarda e come..rs] ou em forminhas para empada ou tortinhas mesmo, como a última foto.
Dá 20 tortinhas na forminha de empada de 5cm de diâmetro, mas é preciso reduzir a receita do creme pela metade, senão sobra muito].
Preparo do Recheio:
Misture bem o leite consensado com o suco de limão e pronto, acabou! Pode parecer muito mole, mas depois firma.
Preencha a massa, ainda dentro da fôrma, com o creme de limão. Reserve.
OBS: Tem quem coloca uma lata de creme de leite junto, e bate no liquidificador, mas o resultado fica uma mousse, e esse creme tem que ser denso, pra contrastar com o merengue, então não aconselho.
Preparo do Merengue:
Aqui facilita muito uma batedeira, a menos que você tenha paciência e um braço biônico.
Bata as claras com o fermento em pó até ficar em ponto de neve picos moles. Vá acrescentando colheradas do açucar e batendo, até engrossar e não aparecerem grânulos de açucar na brancura linda no merengue.
Reserve uma parte em um bico de confeiteiro para decoração.
Espalhe o merengue restante sobre o creme de limão usando uma colher, formando a segunda camada de recheio. Não alise, deixe o desenho das colheradas, seja criativo! Certifique-se que o merengue está em contato com a massa em toda a volta da torta [ele deve isolar o recheio de creme]. Com o bico, faça umas pitangas nas laterais, pra ficar mais bonito ainda. Salpique as raspas e leve ao forno quente, 200 graus, rapidinho, só pra dar uma leve dorada. Fique de olho, pode ser necessário girar a torta, para que doure por igual.
Geladeira por pelo menos uma horinha e você não vai parar até devorar a torta todinha! Né Maits? ; )
PS: todas as fotos foram tiradas antes das tortas irem ao forno dourar o merengue: (
Nenhum comentário:
Postar um comentário