quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gobi Manchurian no Dia de Ação de Graças

Gobi Manchurian no Dia de Ação de Graças


Este foi o segundo ano consecutivo que nosso grupo de amigos se reuniu para comemorar o Dia de Ação de Graças. Fizemos um esquema de potluck (cada um traz um prato) e o resultado foi uma mesa linda, farta de comida tradicional para a data, decorada com flores e velas coloridas. A novidade deste ano é que tivemos americanos conosco, o que deu um brilho especial ao jantar.

Neste jantar eu sempre fico responsável por biscuits, legumes, uma sobremesa (cheesecake de abóboraou torta de maçã) e pela farofa de bolo de milho.

Para dar um sabor picante ao jantar, fiz um prato de origem chinesa que é muito popular na Índia, chama-seGobi Manchurian. Simples e saboroso... você empana a couve-flor, frita em óleo para ficar crocante e serve com um molho. O prato pode ser servido como tira-gosto (coloque uns palitinhos), salada, com arroz branco e as sobras você usa como recheio num sanduíche.
Gobi manchurian
Adaptado do blog de uma indiana.

4 xícaras de couve-flor
2 colheres (chá) de gengibre ralado (ou em pó)
1 colher (sopa) de alho ralado
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (chá) de farinha de milho (milharina) ou fubá
1 colher (chá) de chilli em pó (opcional)
1/2 colher (chá) pimenta-do-reino branca moída (usei um mix de pimentas)
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de shoyo
1/2 colher (chá) de vinagre


Molho
1 cebola picada
1 pimentão picado em cubos
2 pimentas americanas (não usei)
1 colher (chá) de pasta de alho e gengibre (usei 1 colher da mistura para empanar)
3 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de shoyo
3 colheres (sopa) de catchup
1 colher (chá) de sal (ou que baste)
3 colheres (sopa) de óleo ou azeite

1) Lave a couve-flor, separe em buquês pequenos. Se preferir, cozinhe al dente e escorra a água. Eu não cozinho, deixo crua

2) Numa tigela com tampa ou saco tipo zip loc misture farinha de trigo, farinha de milho, sal, pimenta, gengibre, alho, vinagre e shoyo, mexa bem com uma colher. Junte a couve-flor, feche o saco e agite (ou tampe a tigela e agite) para que a farofa para empanar cubra bem os buquês.

3) Aqueça cerca de 1 xícara de óleo numa frigideira grande e frite os buquês por alguns minutos, até começarem a dourar. Escorra em papel-toalha. Reserve.


4) Faça o molho, refogue em óleo no fogo médio: azeite pimentão, cebola, pasta de gengibre e alho por 5 minutos. Junte o restante dos ingredientes e mexa bem. Junte a couve-flor frita e cozinhe até secar ou apenas espalhe este molho sobre a couve-flor.

http://fromourhometoyours.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário