segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pães de ricota e sementes de papoula


Pães de ricota e sementes de papoula
   

Receita da Zorra, do Kochtopf (em alemão). A receita original pede ricota, 
mas eu tinha um restinho de cottage que iria estragar se não usasse, por isso 
resolvi fazer a substituição. 

A massa ficou muito macia, mesmo substituindo parte da quantidade de farinha
 por farinha de trigo integral, também estreei meu pacote de farinha de trigo
 Fleischmann próprio para pães, fazia tempo que procurava algo parecido.

 Na hora de pincelar os pães, resolvi usar só leite, porque não queria abrir uma
 lata de leite condensado para usar uma colherzinha, mas talvez seja melhor 
fazer isso porque o açúcar do leite condensado ajuda a dar uma cor mais bonita
 aos pães e tenho a impressão de que as sementes de papoula grudam mais. 

A massa é muito boa para trabalhar, eu usei a máquina de pão para amassar,
 porque vocês já sabem que eu tenho a maior preguiça do mundo para amassar 
pão. 
Outra coisa, eles são mais salgadinhos e não adocicados.

OBS. Quando fiz os pãezinhos, achei que a quantidade de fermento era um
 pouco exagerada para a quantidade de farinha, a Zorra escreveu apenas 
"10 g de fermento biológico", geralmente ela escreve se é fresco ou seco, 
mas eu achei que fosse o seco, mais comum atualmente, e usei, mas continuei
 cismada e voltei para o blog, vendo as quantidades usadas nas outras receitas
 dela, acho que se trata de fermento biológico fresco. 

Portanto, se usar fermento biológico granulado, é melhor fazer a conversão, 
eu já fiz a modificação e dá metade da quantidade que tinha colocado anteriormente.
 Acho que vou ter que refazer a receita...

Pães de ricota e sementes de papoula

5 g fermento biológico instantâneo (aquele granulado) 
ou 10g de fermento fresco
1 c sopa de mel
2 c sopa de leite

250 g de farinha (150g de farinha normal+100g de farinha integral)
100 g de ricota passada pela peneira, à temperatura ambiente

cerca de 60 g de leite
1 c chá rasa de sal
1 c sopa de manteiga amolecida

Para pincelar

1 c sopa de leite condensado
um pouco de água
sementes de papoula

Misturar o mel, o fermento Hefe e as duas colheres de leite. 

Adicionar os demais ingredientes e sovar até que a massa fique
 elástica e fácil de manusear (adicione mais água aos poucos, 
caso seja necessário), deixar crescer por cerca de 1 1/2h, 
ou até que o volume dobre.

Modele os pães e deixe crescer por mais 30 min.
 Pincele os pães com a mistura de leite condensado e áuga 
e polvilhe com as sementes de papoula. 

Asse em forno preaquecido à 200C por cerca de 20 min.




http://kafkanapraia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário