segunda-feira, 12 de dezembro de 2011




Blinis ou Panqueca de Puba

 | Por Patty | Aprendendo a Cozinhar,
http://www.aquinacozinha.com/



Quando eu fiz Puba, a Bruna, que tem o blog Gourmandisme deixou um comentário 
dizendo que a Puba estava na moda e que ela ouviu falar da Puba em alguns cursos 
que fez com o Alex Atala e com o Rodrigo Oliveira

Daí eu perguntei mais a respeito porque nunca imaginei que tinham outras receitas 
de Puba, que não fosse o bolo ou o mingau (agora até já descobri outras). 
Bem, então a Bruna me mandou este email:


“Patty olha, a receita que provei do Rodrigo Oliveira foi o Blinis de Puba com Carne 
Seca. Sinceramente, foi uma das melhores comidas sertanejas que já comi! 
Bom demais!!!”

Depois ela me disse que eu podia encontrar a receita no site da Prazeres da Mesa.
 Claro que fui ver. 
Eu nunca imaginei que os tais Blinis eram um tipo de panqueca e quando soube 
já gostei da idéia. Daí resolvi fazer só os Blinis ou panquecas para experimentar.

A receita eu fiz igual a do chef Rodrigo Oliveira só que eu adaptei um pouco 
as quantidades, pois em casa é meio complicado a gente medir leite de coco 
ou água em gramas:

Blinis de Puba

Ingredientes


500 g de puba
6 gemas
100 ml de leite de coco

300 ml de água
10 g de sal
100 g de manteiga

Modo de Preparo

Junte o leite de coco, a água e a manteiga e leve ao fogo para aquecer até derreter
 a manteiga.

Misture bem a puba com as gemas e o sal, escalde com os líquidos quente e bata
bem até obter uma massa homogênea. 
Depois eu passei no liquidificador.

Aqueci uma frigideira, coloquei um pouquinho de manteiga e fritei a massa 
exatamente como uma panqueca.





Observação:   Eu achei esta panqueca deliciosa e como as panquecas
 tradicionais tanto a gente pode comer com recheio doce, como salgado. 
É difícil dobrá-la sem quebrar, mas isto não é um defeito. 

Ela é mais altinha que a tradicional, mais fofinha, como se fosse uma massa 
de suflê, mas em formato de panqueca. E o sabor é divino, surpreendente. 

O sabor da Puba não fica muito forte, eu não gosto quando fica muito forte. 
Aqui em casa comemos pura e depois testamos com outros recheios.
http://www.aquinacozinha.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário