domingo, 11 de dezembro de 2011

Frango ensopado com chimichurri e linguiça




Frango ensopado com chimichurri e linguiça
do blog: 
http://digamaria.com/
por Maria



Esta receita derivou da ótima repercussão de uma outra, também de
Minha mãe e meu marido amam esse tempero e eu, até então, não lhe 
atribuía muito valor. De lá pra cá, tudo mudou.

Comprei um frango caipira inteiro e enquanto o cortava em partes – 
atividade com a qual ainda necessito de intimidade – a cabeça, os pés 
e parte da carcaça ferviam com temperos para virar caldo.

 Ainda não tinha em mente como seria o tempero mas quando pensei 
no chimichurri apostei que boa coisa sairia e anotei cada ingrediente 
e quantidade. 

Bem fiz eu, porque gostei tanto da combinação que agora tenho timtim
 por timtim pra repetir por aqui e para passar pra vocês.

Ingredientes












1 frango pequeno cortado em pedaços (8 ou 10)
1 lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de chimichurri

50 gramas de linguiça calabresa cortada em rodelas
1 maçã descascada e ralada grossa
1 cenoura cortada em rodelas

1 colher de sopa de sal
caldo de galinha
azeite ou óleo

Modo de fazer

Pique os tomates pelados e, mantendo-os no seu caldo, 
junte o chimichurri. 
Reserve e deixe hidratando.

Acenda o forno em temperatuta média.

Aqueça uma panela que possa ir ao forno (eu usei uma de barro), 
coloque um pouco de óleo ou azeite e as rodelas de linguiça 
(eu acrescentei também um pouco de outro embutido que tinha aqui,
 semelhante ao salame). 

Quando elas começarem a mudar de cor, junte os pedaços de
 frango e frite até dourarem dos dois lados.




Aqueça o caldo de galinha (usei entre uma e duas xícaras mas isso 
vai depender da largura da sua panela).

Quando o frango estiver dourado, junte na panela o tomate com
 chimichurri, o sal, o caldo de galinha fervente e a maçã ralada. 

Tampe, leve ao forno pré-aquecido e reduza a temperatura.
 Passados 30 minutos, junte as rodelas de cenoura e prove o tempero. 
Acerte se for o caso e mantenha no forno até o frango ficar bem macio.
http://digamaria.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário