sábado, 22 de outubro de 2011

SOPA de FEIJÃO BRANCO


SOPA de FEIJÃO BRANCO

Esse menino só quer feijão!!!

  

Minha mãe sempre conta que quando eu ficava com a minha avó, na hora do
 almoço eu pedia feijão...só feijão, sem arroz. Minha avó ligava para a minha
 mãe e falava: Esse menino só quer feijão!!! Ao que minha mãe respondia: 
Ele é assim mesmo...só gosta de feijão...rsrsrsrs

Passados 20, 30 anos...ai meu Deus...continuo o mesmo. 
Há exatamente uma semana estou com desejo de sopa de feijão branco e todo
 dia aparecia algum compromisso e deixava de fazer o tal do feijão. 
Bem, hoje consegui!!!!

Nem acho que essa seja uma receita blogável, pois 99% da humanidade deve 
saber preparar uma sopa de feijão, mas, por questões emotivas segue a sopa 
de feijão branco que acabei de saborear (meio sem medidas, porque feijão
que se preze é feito no olhômetro...rsrsrsrs).


SOPA de FEIJÃO BRANCO


Refogue, com uma colher de azeite, um pouco de toucinho defumado em fogo
 baixo para que ele libere bastante gordura. 

Adicione uma cebola em cubos bem pequenos (brunoise) e refoque até ficar
 translúcida. Adicione três dentes de alho bem picados.

 Logo em seguida 500 g de feijão branco (demolhado por 12 horas). 
Cubra com caldo de legumes (fiz uma mistura de legumes e carne)*. 
Acrescente uma folha de louro, um raminho de alecrim e uns três de 
tomilho. 
Adicione um paio inteiro.

 E agora cozinhe, cozinhe, cozinhe (se preferir use panela de pressão). 
Quando o feijão estiver macio, retire o paio, fatie e reserve-o. 
Processe um pouco do feijão e volte essa pasta à panela para dar mais 
consistência ao caldo. 

Volte o paio fatiado, e adicione dois tomates concassé (sem pele, sem
 sementes e em cubos), salsinha, cebolinha e manjericão. 
Desligue o fogo.

No decorrer do processo e ao final vá ajustando o sal e a pimenta do reino.
Sirva com um fio de azeite....e bom apetite.
Simples, simples...deliciosa...

* usei um caldo de legumes em cubos sem sal de uma marca espanhola Santiveri 
e caldo de carne em pó da Nestlé FoodServices. Lógico que caldos caseiros são
 mais saborosos e saudáveis.

http://blogdobergamo.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário