quarta-feira, 18 de maio de 2011

Receita: Massa Puttanesca ( Pasta alla Puttanesca )

Receita: Massa Puttanesca 


( Pasta alla Puttanesca )


A origem deste prato é bem discutivel, mas pelo nome ja podemos ter uma dica "à moda das prostitutas". 

Alguns cozinheiros pensam ser possível que uma prostituta chamada Yvette la Francese, que tinha um posto de cheff além do bordel, pode ter inventado este prato.

 Há outras versões que afirmam que o prato era feito com maccheroni e denominado A la Marinara, tendo mudado de nome depois da Segunda Guerra.

São dadas em conta várias as origens do molho, mas é provável que datam de meados do século XX. 

A referência impressa mais adiantada deste prato, como identificado pelo "Grande dizionario della lingua italiana", é a novela de Raffaele La Capria: "Ferito a Morte" datada de 1961, que se refere ao "spaghetti alla puttanesca come li fanno a Siracusa" (espaguete à puttanesca como feito em Siracusa).

Sem mais delongas, vamos a receita:

- 500g de massa ( Spaghetti )
- Azeite de oliva- 2 dentes de alho amassados
- 1 taça de vinho tinto

- Meia cebola picada
- 1 lata de tomate cozido sem pele
- 400g de tomate italiano(sem pele e picados em cubos)

- 50g de filé de anchovas
- 100g de azeitonas pretas grandes (sem caroço)
- Manjericão picado

- Orégano fresco- 50gr de alcaparras
- 100gr de champignon em laminas

Considerações sobre os ingredientes:

Massa: Eu particularmente prefiro utilizar as grano duro, que são feitas a partir de um tipo de trigo especial (durum) o que deixa ela naturalmente al
dente (durinha). Mas podem ser utilizadas massas a base de trigo e ovos normais tranqüilamente.

Vinho: Muita gente gosta de utilizar grandes vinhos para cozinhar eu particularmente acho desperdício, mas tento sempre harmonizar o vinho da noite com o da cozinha, pelo menos o tipo de uva.

Tomates: Recomendo utilizar os tomates inteiros, sem pele e cozidos, que você compra em lata no mercado. Se não tiver, você mesmo pode fazer em casa, basta cozinhar os tomates e após isso retirar a pele.

Tomates 2: Dica pra tirar a pele do tomate, basta espetar ele e passar em cima do fogo por alguns segundos, a casca vai 'rachar' e fica fácil de puxar com a mão. Prefira sempre o italiano para molhos de preferência maduro e orgânico.

Anchovas: Pode ser as anchovas em conserva mesmo, vamos usar o óleo da conserva.

Azeitonas: Aqui vai uma dica bem legal, compre as azeitonas COM caroço e retire você mesmo, pelo fato de ser conservada com caroço ela continua com o sabor de fresca. Pra retirar o caroço tem uma dica bem fácil, prense a azeitona com a faca de lado e aperte com o dedo que o caroço vai sair facilmente!

Champignon: Assim como as azeitonas, prefira os inteiros aos picados.

Modo de preparo:

- Primeiramente vamos fazer o molho, coloque no liquidificador os tomates cozidos e uma boa pitada de mangericão fresco, bata até virar um molho, cozinhe esse molho por alguns minutos até engrossar.

- Frite a cebola e o alho em azeite de oliva até ficarem dourados e reserve(tem de ser reservado pois o alho e cebola fritos por muito tempo ficam com gosto amargo).

- Retire as anchovas da conserva e pique bem pequeno, após frite as mesmas com um pouco do óleo da conserva até que desapareçam.

 Adicione então o molho de tomate e em seguida o vinho (O vinho vai ao seu gosto, só não coloque muito pois ele pode sobrepor o gosto do resto).

 Adicione as cebolas e o alho ja fritos.
 Adicione então os tomates picados, champignon, azeitonas e alcaparras (lave antes para tirar o excesso de sal e não coloque muitas pois o gosto é muito forte). Espere até o tomate estar bem cozido e sirva.

- A massa pode ser preparada al dente, o tempo varia de acordo com a massa que você escolheu (observe na embalagem)

- Coloque a massa no prato e despeje generosamente o molho, para finalizar decore com uma boa pitada de orégano fresco.




Harmonização: Eu particularmente gosto de um vinho tinto Syrah para acompanhar. É interessante servir com rodelas de baguéte frances torrado no forno com azeite de oliva para realçar o sabor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário