segunda-feira, 2 de maio de 2011

Focaccias de tomate, azeitonas e alecrim

Focaccias de tomate, 

azeitonas e alecrim





Hoje em dia, gostar-se da cozinha italiana já quase 
parece um cliché mas eu gosto há muito tempo e acho
 que vou sempre gostar. 


Esta semana uma gripe (fraquita) resolveu fazer-se 
de convidada cá em casa, e eu que gosto de receber
 bem todos os que me batem à porta, disse-lhe para entrar.

 Resultado? Dores musculares, de cabeça e mais uns
 extras para completar a "embalagem". 

E eu que em certas coisas tenho a mania de ser diferente, 
nestas alturas não perco o apetite, antes pelo contrário! 

Só me apetece comer e muito, na base das sopinhas 
consistentes, dos estufados apurados e do pão. 

Toneladas e toneladas de pão. Dizem-me que isso é bom sinal. 
Será?! O que me salva é que tenho um metabolismo rápido!... 

Bom, é claro que enquanto estive "de molho" que não foi 
tanto tempo quanto seria aconselhável, a minha luz ao 
fundo do túnel era esta imagem da focaccia perfeita, 
crosta estaladiça e interior macio, com o sabor típico 
a azeite. Nem grande, nem média. 

Tinha que ser pequena, para pegar e "triturar" em três 
dentadas, acompanhada de um prato de esparguete, 
bem quente e reconfortante.

 E assim que a tal da gripe começou a dar os primeiros 
passos porta fora, eu dei outros tantos até à cozinha... 
Farinha para cima e azeite para baixo, hora e meia 
depois, mais coisa menos coisa, lá estavam elas!

 Não uma, não duas, mas sim seis focaccias tamanho 
"S", à espera do tal prato de esparguete que não se
 fez esperar. Como diria o Jamie Oliver "dias felizes!"


Adaptada de uma receita da Fran Warde





Ingredientes:

500 g. farinha
125 g. de azeite
1 sachet de fermento desidratado

200 ml. de água morna
2 colheres de café de sal fino
Tomates cereja

Azeitonas
2 hastes de alecrim

Sal grosso
Azeite para untar tabuleiro







Preparação:

*Num processador ponha a farinha, o sal e o fermento.

*Ligue o processador numa velocidade baixa e vá 
juntando o azeite através do orifício e de seguida 
junte também a água morna.
*Processe até que se forme uma massa macia.

*Ponha a massa numa superfície enfarinhada e amasse
 até ficar elástica, cerca de 5 minutos. 

Se achar que a massa está muito líquida vá juntando 
aos poucos mais farinha mas apenas a suficiente para
 a massa se desprender das mãos. 

*Faça um rolo com a massa e corte rodelas com 5 cm.
 de largura.
*Unte um tabuleiro com azeite.

*Espalme cada rodela de massa até que pareçam 
pequenas pizzas e depois ponha os tomates e as 
azeitonas em cima, pressionando.

*Salpique cada focaccia com alecrim e com umas 
pedrinhas de sal grosso.
*Ponha as focaccias no tabuleiro e tape com um
 pano.
*Deixe levedar cerca de 40 m.

*Pré-aqueça o forno a 200º, marca 6 do fogão a gás.
*Depois de levedadas leve ao forno por
 aproximadamente 20 m. até ficarem douradas.

*Sirva as focaccias mornas com uns salpicos de azeite.

http://pratos-e-travessas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário