segunda-feira, 2 de maio de 2011

Panquecas dutch baby

Panquecas dutch baby




Andei a namorar estas bebés durante tanto, mas tanto
 tempo que sinceramente senti-me realizada quando 
as vi a sair do forno. Isto parece ridículo mas é verdade. 

Aliás, passei dez minutos a entrar e a sair da cozinha e
 quando finalmente elas começaram a tufar e a crescer,
 colei ao chão em frente ao forno e fiquei ali, 
absolutamente maravilhada a vê-las "florescer".

 No dia seguinte voltei a fazê-las, e de novo o mesmo 
encantamento. Nada a fazer. Eu sou uma lamechas 
irrecuperável no que toca a forno e fogão. 

Só me faltou emocionar-me até às lágrimas, por ver 
uma panqueca a crescer mesmo à frente dos meus olhos. 

E como elas crescem! Foi lindo, o que é que eu hei-de fazer!

Parte da culpa deste meu delírio é de um tal de Jimmy, 
rapaz muito dotado para pequenos-almoços de Domingo,
 (e lá estou eu outra vez) com uma especial predileção 
pela manteiga e outras cositas más. 

Tudo muito bom e muito calórico, do melhor que há para 
quem anda a ter sonhos com pequenos-almoços 
pantagruélicos, mea culpa, eu sei, eu sei... 

Estes e outos detalhes "sórdidos" da vida culinária do 
Jimmy descobri-os no Orangette

Já das panquecas descobri que são um misto de
 clafoutis e de gougère, com o centro macio e denso 
a saber deliciosamente a ovos, leite e nata, e com 
bordas fofas e ocas. 

Tradicionalmente servem-se com açúcar em pó, 
manteiga clarificada (manteiga derretida e trabalhada
de forma a que fique somente a gordura.


 




 A água e as proteínas são descartadas) e umas 
gotinhas de sumo de limão, mas aqui não há razão 
nenhuma para nos acanharmos. 

Experimentem doce de amora, ou mel ou xarope 
dourado, falo com conhecimento de causa, já os 
experimentei a todos e estou decidida a não
 ficar por aqui!

 Na receita descrita pela Molly do Orangette, não 
é usada a manteiga clarificada porque a quantidade 
de manteiga base já é muita (as 2 colheres de sopa
 por panqueca).

 Eu como menina bem comportada que sou, segui 
as instruções à risca.
A receita que se segue é do Jimmy, sem tirar 
nem pôr.






Ingredientes:


,1 panqueca (grande)
4 ovos
120 g. farinha
60 ml. leite
60 ml. natas
Açúcar em pó para polvilhar
Limão para espremer
2 colheres de sopa de manteiga com sal



Preparação:

*Tire todos os ingredientes do frigorífico com antecedência
 para que fiquem à temperatura ambiente. Nesta receita 
este passo faz toda a diferença.

*Pré-aqueça o forno a 220º, marca 7 do fogão a gás.
*Numa taça misture a farinha com os ovos de forma a
 que a massa não fique não grumos. Usar uma vara de
 arames é o mais eficaz.

*Junte o leite e as natas mistutre bem e a massa 
está pronta.

*Numa caçarola baixa ou numa sertã que possa ir ao 
forno derreta a mateiga até começar a fazer espuma
mas sem queimar. 

Pode fazer isto numa boca do fogão. Vá girando a 
caçarola para que a manteiga derreta mas não queime.

*Emediatamente verta a massa na caçarola ou sertã e 
leve de seguida ao forno a cozer durante 20 a 25 minutos 
(cuidado para não se queimar), até ficar tufada e dourada.

*É importante que não se demore a pôr a caçarola no
 forno, ela deve estar bem quente.

*Tire do forno e sirva imediatamente, polvilhada com
 bastante açúcar em pó e com umas gotinhas de
 sumo de limão.

http://pratos-e-travessas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário