segunda-feira, 16 de maio de 2011

Doce de Leite Caseiro - e sem atalhos

Doce de Leite Caseiro - e sem atalhos

Pois é gente, sei que hoje é segunda-feira e que sendo o primeiro dia da semana muitos se prometem fazer dieta, mas eu precisava vir aqui mostrar pra vocês o que eu andei fazendo no meu final de semana....doce de leite! 

Isso mesmo, doce de leite caseirão, começando do zero com leite de vaca e açúcar, mexendo por horas até que a mágica acontecesse, e acontece mesmo viu? 

Demora, ah se demora, no meu caso foram 3 horas de fogão, não, você não leu errado, foram 3 horas mesmo! 

Eu precisava passar por esta experiência para me sentir assim, digamos, uma cozinheira de verdade. 

Foi o meu primeiro doce de leite feito em casa, por mim mesma e sem nenhum atalho, nenhunzinho, juro!

 Nada de cozinhar leite condensado industrializado, foi na raça mesmo, e olha, vou admitir que demora sim, cansa o braço sim, acaba com a lombar sim, chega uma hora que você pensa em desistir porque o dito cujo não dá nem sinal de engrossar e você pensa:
 isso nunca vai virar doce de leite, mas eu tive perseverança e decidi ficar ali pra ver até onde "ele" - o doce - ia me desafiar, e depois de alguma agonia ele finalmente se rendeu e se transformou num delicioso, cremoso, perfumado e incrível doce de leite caseiro que vai durar vários dias na minha geladeira. 

Mas ó, apesar do sofrimento compensar pelo resultado final eu não tenho toda essa paciência não gente, agora já posso dizer que já fiz, que deu certo, que é verdade a estória que o leite + açúcar vira doce de leite, mas na boa, acho que vou repetir a peripécia uma vez ao ano e olhe lá, é muito cansativo! 

Tudo bem que quando eu coloco uma colherada na boca mudo de idéia, mas....bom, vamos "desvendar" o mistério do doce de leite então. 

Eu segui uma receita do site Panelinha, mas lá eles dizem que o doce de leite estará pronto em aproximadamente 1 hora, o meu ficou em 3, então depois da primeira hora eu fui no meu feeling mesmo, acabei acrescentando coco fresco ralado na hora bem no finalzinho e acrescentei um cravo apenas, para perfumar.


Doce de Leite Caseiro

(rende 300g aproximadamente)

Ingredientes:

4 xícaras de chá de leite integral
2 xícaras de chá de açúcar (usei baunilhado,
 mas pode ser comum)
1/2 xícara de chá de coco fresco ralado
1 cravo da índia

Modo de Preparo: Numa panela de bordas altas e de preferência de ferro, junte o leite e o açúcar e leve ao fogo alto até perceber que vai começar a ferver.

 Reduza o fogo para o mínimo e mexa sem parar por 1 hora sem deixar ferver. 

Depois da primeira hora e mantendo o doce ainda no fogo mais baixo possível você pode parar de mexer por alguns minutos. 

Continue mexendo em fogo baixo até o doce escurecer e atingir a cor e consistência desejada. 

No final acrescente o coco fresco ralado e o cravo. 

Misture bem e depois de 3 minutos retire o cravo. 

Desligue o fogo, deixe esfriar e guarde o doce de leite em pote de vidro esterilizado em água fervente.

 Leve à geladeira por no mínimo 4 horas antes de consumir. 

O doce dura até 10 dias em geladeira.


Eu gosto do meu doce de leite bem clarinho e mais 
cremoso do que muito pastoso, então em 3 horas
 ele estava como eu queria, mas se você gosta 
dele mais escuro deixe mais tempo (sabe-se Deus 
lá quanto), até dar o ponto.

(logo que foi para a panela)

(na primeira hora estava ficando parecido com
 leite condensado)

(na 2ª hora estava como leite condensado mesmo, 
mesma cor e consistência)

(ao final da 3ª hora ele estava bem encorpado e de 
cor caramelo clara)

Hoje pela manhã ele estava assim, um pouco mais 
escuro e mais endurecido, por isso eu achei que o 
tempo de geladeira é que conferiu ao doce a consistência 
correta, pois quando estava na panela ele ainda 

estava bem mais líquido, mas aí eu colocava numa 
colher e deixava esfriando sobre a pia para testar o
 ponto e percebi que quando esfriava ficava mais duro. 

Assim consegui ir testando e cheguei no ponto que
 eu desejava. Não ficou lindo?!

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário