quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cherry Pie




Cherry Pie


O Vinicius dizia que "as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental". Eu diria "os bolos que me desculpem, mas tortas são fundamentais", como vocês já devem ter percebido.

Quando vi montes de cerejas no supermercado , bem no dia do pagamento, não tive dúvidas: era hora de provar a famosa Cherry Pie americana. 

Fiquei ainda mais inspirado vendo o finado seriado Pushing Daisies, e o "fazedor de tortas" fazendo montes delas!

O preparo da torta é bem básico - é mais ou menos o mesmo para todas as tortas americanas de fruta - uma casquinha neutra que derrete na boca e o recheio de frutas com açúcar e suco de limão - simples, né? Para dar um toque de frescura, ao invés da "tampa" de massa fiz um trançado. 

O sabor? Não parece em nada com cerejas em calda. É doce e azedinho, e morninha vai muuuito bem com sorvete! Lembra torta de mirtilos, só que mais saborosa!

Aproveite a época de cerejas e experimente esse prato típico americano!


Cherry Pie - Torta de Cerejas Frescas
[receita do livro "500 Pies & Tarts"]

A massa: use essa mesma receita daqui, de massa básica para tortas.

Ingredientes do recheio:

2/3 de xícara de açúcar granulado;
3 colheres de sopa de amido de milho;
Raspas de 1 limão, mais o suco de metade dele;
4 xícaras de cerejas frescas, descaroçadas.

Preparo:

Misture o açúcar, o amido, as raspas e o suco de limão. Coloque as cerejas em uma tigela média e adicione a mistura, mexendo gentilmente até as cerejas ficarem cobertas.

Abra metade da massa, com um rolo, e forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro. Reserve na geladeira por uns 10 minutos.

Retire a fôrma da geladeira, recheie com as cerejas e cubra com o trançado:

Abra a outra metade da massa e corte fatias de 2cm de largura e comprimento suficiente para atravessar a torta de lado a lado.  Serão 10 tiras: 5 em cada sentido. 

Coloque primeiro 5 no mesmo sentido e depois vá trançando as outras, uma de cada vez – ora por baixo, ora por cima. Aperte bem nas laterais.

Leve ao forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos. Abaixe o forno para 180 graus e continue assando por mais 40 minutos, até o recheio borbulhar e a massa ficar bem dourada. 

Se necessário, cubra as bordas com papel alumínio, durante o tempo de forno, caso doure muito rápido.

Deixe esfriar por 1 hora.
Sirva morna ou em temperatura ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário