segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bolinhos de Bacalhau

Bolinhos de Bacalhau

Eu não ia postar essa receita. Por ser tão simples, tão conhecida 
e até comum. Mas conversando com a Laine, descobri que nem
 todo mundo sabe dessa simplicidade! Então aqui vai a minha receita...

bolinho de bacalhau da cau

O Peixe:

Compre bacalhau de qualidade (óbvio mas é verdade)! Eu comprei um chamado "Alavário Dry Codfish". Simpatizei pela caixinha de plástico embalada por indústria (nada daquelas embalagens sujas de mercados), cheia de tirinhas de bacalhau, e por um preço ótimo. Comprei a embalagem de 500g.

A Batata:

Use batatas Baraka. Porque? Porque elas são mais sequinhas que as batatas em geral.
Como reconhecê-las? Elas são grande, mais compridas e possuem a casa mais marrom. NÃO ACHOU? Não se desespere. Aqui em São Paulo, só de você comprar a bata normal (monalisa) SUJA, ela já será mais sequinha.
Não tem jeito nenhum de comprar bata suja de terra? Aí vá de batata básica mesmo.
Seja qual for o tipo de batata: Coloque as batatas em água fria, e depois coloque no fogo. Dessa forma as batatas cozinharão por inteiro. Quando cozidas, ainda quentes, esprema e caso haja necessidade volte o "purê" ao fogo para evaporar o excesso de água. Cuidado pra não quimar, mexa sempre.


A Salsinha:

Se você não curte, então não curte Bolinho de Bacalhau. Porque bolhinho de Bacalhau tem que ter MUITA salsinha!!! A dica é: Com uma faca de chef BEM afiada pique, mas pique muito, até virar poeira de salsinha. Fica incrível.

Fritar:

Eu sei que nem todo mundo tem, mas fritadeiras são uma mão na roda pra fazer frituras por imersão. Por causa do controle exato da temperatura do óleo, os bolinhos ficam sequinhos e com uma cor linda!!! A minha é uma antiga da Walita, acho que saiu de linha... Mas se você estiver querendo comprar uma, recomendo as da Mallory!!

Agora, a Receita:

500g de bacalhau dessalgado
500g de batatas cozida e espremida
2 ovos
2 gemas de ovo
2 colheres de sopa de purê de cebola (ou então cebola picada bem miúda)
meio maço de Salsinha picada. Use somente as folhas e seque-as bem antes de picar.
sal e pimenta do reino branca

Cozinhe o bacalhau até que esteja macio. Tire a pele e espinhas, e desfie cm as mãos. Como eu disse, o que eu comprei já veio 100% limpo! Só desfiei e o aproveitamento foi de 100%! Misture todos os ingredientes. Faça quenelles, e deixe uns minutos na geladeira. Depois é só fritar por imersão.


QUENELLES?!

Quenelle é na verdade uma espécie de bolinho feita com uma "mousse" de peixe e frutos do mar que é cozida em água, ou caldos. Mas também virou o nome dado ao formato conhecido por nós do Bolinho de Bacalhau, que você modela com o auxilio de 2 colheres de sopa. Você passa a massa de uma colher para a outra até chegar na forma deseja.Quanto mais vezes você fizer o processo em um único bolinho, mais lisinho o seu bolinho vai ficar. Aí vai do gosto do freguês!

Música para fazer, e comer bacalhau?

http://aboborasamassadas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário