domingo, 1 de maio de 2011

Bolinho de Polvilho


Hoje cedinho a campainha tocou, era do correio, trazendo minha caixa, cheinha de coisas do Brasil, pedi para meu irmão me mandar algumas coisas de lá. 

E dentre os pedidos o mais esperado era a tal da farinha de tapioca, de tanto ver receitas com ela não resisti.

Fui logo procurar a receita que eu queria fazer, anotei tudo e fui para a cozinha!

Pois é meninas, hoje seria o dia de saborear pela primeira vez um bolo de tapioca, mas não foi!

O meu querido irmão me mandou polvilho granulado!! E eu como nunca vi farinha de tapioca não percebi até o negócio não andar! E ele como comprou à granel, não tinha como saber.

Como fiquei desanimada, a vontade de comer bolo até passou um pouco! rss Daí fui procurar uma receita que usasse o polvilho granulado; não achei nada. Então peguei como base uma receita e saiu esses bolinhos cheios de chifrinhos.

O sabor não ficou ruim não, mas não é lá grande coisa! Coloquei um pouco de queijo, mas deveria ter colocado mais; a concistência lembra o pão de queijo, mas por fora fica mais durinho.


Bolinhos de Polvilho


  • 1/2 xícara de água
  • 1/4 xícara de óleo
  • 250 gr de polvilho azedo ( usei o granulado, e não sei se ele é doce ou azedo)
  • 1/2 xícara de leite
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 ovo ( usei 2 gemas, que já estavam separadas para o bolo)
  • queijo ralado (coloquei 1 colher de sopa, mas deveria ter colocado mais)
  • presunto picado (piquei 5 fatias)
  1. Levar ao fogo a água e o óleo para esquentar
  2. Misturar o polvilho com o sal e o leite
  3. Misturar a água quente com o polvilho
  4. Colocar o ovo, depois o queijo e o presunto
  5. Misturar bem com um colher, não dá para colocar as mãos, pois a massa fica super pegajosa
  6. Com ajuda de duas colheres dê forma aos bolinhos e coloque numa forma, na receita original dizia que não precisava untar a assadeira, mas eu coloquei papel manteiga, só para não ter surpresas
  7. Assei por 45 minutos com o forno a 190 graus

Uma amiguinha daqui do blog pediu para postar uma foto do açúcar mascavo daqui do Japão; desculpe a foto, mas o meu pacotinho já está quase vazio!
Aqui o açúcar mascavo é chamado de kurozatou 黒糖. Tem várias marcas, mas não é difícil de achar, todos tem esse kanji; esse que estou usando é orgânico, no mercado tinha até um que dizia que era do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário