quarta-feira, 18 de maio de 2011

Apple Jelly

Apple Jelly

Olá, amigos d'A Cozinha Coletiva!
Quanto tempo, né? Uma semana longe do blog, do twitter, do msn. Pois é, foi uma semana corrida no trabalho, e fiquei sem tempo de cozinhar, e principalmente de fotografar [gosto de luz natural, e só chegava em casa de noitinha]. Mas hoje as coisas voltaram mais ao normal  eu voltei feliz para a cozinha! [obrigado a quem perguntou por mim, viu Sandroca? ;) ].

A receita de hoje é do consagrado David Lebovitz,  e eu, amante das maçãs, caí de graças por ela assim que a vi! Então o jeito foi comprar 3kg de maçãs no supermercado [2 sacolas cheias delas] e experimentar!
Uma curiosidade: diferente das geléias [em inglês jams] mais comuns, feitas de polpa de frutas e açúcar, essa receita é chamada de Jelly [gelatina], por ser preparada a partir do sumo ou suco da fruta e açúcar [é uma geléia não-pedaçuda, entendeu?]. A textura, devido à pectina abundante nas maçãs, fica meio gelatinosa, ideal pra passar no pão. Quanto ao sabor dá para explicar assim: puro sabor de maçã concentrado! Eu adorei.


Geléia [ou gelatina] de Maçãs

Ingredientes:

3kg de maçãs [usei tipo Fuji];
8 xícaras de água;
650g de açúcar;
Suco de um limão;
2 colheres de chá de Conhaque.

Preparo:

Começa no dia anterior: lave as maçãs, corte-as em fatias e coloque em uma panela grandona, junto com a água e as sementes e cabinhos [ricos em pectina, que é o que dá a textura da geléia].

Tampe a panela e leve ao fogo. Quando ferver, abaixe para fogo médio e deixe cozinhar por 30 minutos.

Pegue um coador grande, ou um escorredor de macarrão, forre-o com um tecido de algodão cru e coloque-o sobre uma tigela grande. 

Despeje as maçãs cozidas com o líquido ali e deixe escorrer de um dia para o outro. NÃO aperte as maçãs para sair mais caldo, ou sua geléia perderá a transparência.

No dia seguinte: Com uma xícara ou um copo de medidas, meça a quantidade do suco coado: o meu deu cerca de 1 litro e 300ml de suco. [Reserve as fatias de maçã cozidas para outras receitas, em breve aqui, ou para fazer puré de maçãs].

Junte, em uma panela grande de fundo grosso, o suco, o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo [não precisa mexer], retirando com uma escumadeira a espuma que formar na superfície. 

O tempo de cozimento aqui deu 55 minutos: a geléia ferve, forma espuma nas beradas, você retira, depois ela forma uma espuma diferente [espuma de fervura] que sobe, como leite fervendo, sabe? 

Quando estiver subindo abaixe o fogo, ou retir rapidamente do fogo, até a espuma baixar e sumir. Volte ao fogo e repita esse processo até chegar ao ponto.

O ponto se encontra da seguinte forma: mantenha um pires no congelador. Depois de uns 30 minutos de fogo vá testando constantemente: pingue um pouquinho da geléia no pires gelado e volte ao congelador para esfriar. 

Aperte o pingo: a superfície deve ficar com "ruguinhas", como uma película, e tombando o pires, a gora não escorre.

Distribua a geléia quente em vidros esterilizados e feche bem. A geléia entra no vidro quente e líquida, mas conforme esfria chega no ponto de gelatina.

Dúvidas? Pergunta aí! É mais simples do que parece, e rende 3 vidros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário