domingo, 1 de maio de 2011

Ensopado de Carne ao Vinho

Ensopado de Carne ao Vinho

Eu usei esse vinho e achei que a carne ficou super deliciosa com o sabor do vinho, nao muito forte mas com sabor suficiente, sem contar no aroma que ele deu.





Bem eu estava com vontade de comer um ensopado de carne diferente e me lembrei da cena que vi no filme Julia & Julie, e fui atras da receita, encontrei diferentes receitas e ate uma versao mediterranea que me agradou muito, mas acabei nao segundo nenhuma receita porque cada uma tinha um problema para mim, ou eu nao tinha os ingredientes, ou tinha que temperar a carne com um dia de antecedencia, etc.
Entao resolvi fazer da minha maneira.

Ingredientes:

1,5 Kg de chuck steak (ou uma carne dura de preferencia) cortadas em cubos medios
2 c.s de azeite
2 c.s de farinha de trigo

sal de alho e pimenta do reino a gosto
1 cebola grande picada em cubos grandes
1 1/2 c. de vinho tinto

2 c.s de salsa picada
1 c.s de tomilho fresco picado
1 c.s de alecrim picado

2 folhas de louro inteiras
2 cubos de caldo de carne
1 lata de tomate picado sem casca e semente ( 700g)

500 ml dc agua
3 cenouras medias

4 batatas medias
feijao verde o suficiente.

Preparo:

Eu cortei a carne em cubos e temperei com sal de alho e pimenta do reino. 

Deixei descansar por 15 minutos. Depois coloquei a farinha de trigo na carne e misturei bastante.


Coloquei uma panela no fogo e esquentei um pouco do azeite e fui fritando a carne em pequenas porcoes ate ficarem bem douradas e fui reservando.

Depois de toda a carne frita coloquei o restante do azeite e acrescentei a cebola para fritar um pouco, depois da cebola ficar dourada acrescentei a carne e as ervas para refolgar um pouco. 

Joguei o vinho e deixei evaporar um pouco. Acrescentei o tomate, as folhas de louro, o caldo de carne e a agua e tampei. Deixei cozinhar em fogo medio por 1:30 minutos. 

Depois juntei as batatas e a cenoura a carne e cozinhei por mais 15 minutos, e so aqui acrescentei o feijao verde e deixei cozinhar por mais 15 minutos.

Pronto a carne ja ta pronta, agora e so saborear.
Eu servi com arroz branco e pao.

Bom apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário