segunda-feira, 2 de maio de 2011

Empanadilhas de batata doce

Empanadilhas de batata doce



Eu não sei se se passa o mesmo convosco, mas eu por vezes 
( mais vezes do que seria aconselhável) sou apanhada nos
 momentos mais imprevisíveis, a sonhar acordada com
 imagens de comida que vi em livros, revistas ou blogues. 

Essas imagens apesar de tentadoras, são assim tipo raio 
de sol num dia quente de verão, aquece e conforta mas ao 
mesmo tempo, tolda o raciocínio. 

E como se não bastasse, ainda há o arquivo mental de todas
 as refeições fantásticas que fui tendo ao longo dos anos e 
a receita de hoje tem precisamente a ver com uma dessas 
refeições que por um conjunto de razões se tornou memorável!

Estávamos na Primavera de 2010 e por essa altura, andava 
eu por terras do sul, a percorrer os caminhos da gastronomia
 do Sotavento algarvio, na companhia de outras bloguers que 
tal como eu partilham deste "vício" da boa comida.

As experiências foram muitas e variadas e é claro que cada 
uma delas conquistou um lugar muito especial na minha 
galeria mental de "favoritos", mas uma foi mais além...

A receita eu já conhecia do livro "Cozinha tradicional 
portuguesa", mas quando provei a empanadilha (ou azevia)
 de batata doce do Chef João Santos, tive a certeza de que
 eu e a empanadilha íamos ficar amigas para a vida. 

Desde esse dia foram muitos os momentos em que aquele 
recheio doce, aveludado e aromático me tomou o pensamento
 de assalto, mas sabem como é, o dia-a-dia acaba por ditar 
as regras do jogo e eu fui deixando o tempo passar e com 
ele a disponibilidade para recriar a receita em casa. 

Ontem porém e sem contar, aconteceu! Numa ida às compras
 lá estavam elas, as batatas doces e eu que como já devem 
ter reparado, ando numa fase de exaltação do açúcar, pensei
 "levo-as comigo e depois logo se vê... " 

Receita ligeiramente adaptada do 
livro "Cozinha tradicional Portuguesa"





Ingredientes: 

massa:

250 g. de farinha

2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de sal fino
1 ovo

1 colher de sopa de aguardente

3 colheres de sopa de água

Recheio:

250 g. de polpa de batata doce cozida ou assada

200 g. de açúcar
1 dl. de água

raspa da casca de 1 laranja pequena

1 colher de chá de canela em pó

Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Preparação:

*Embora a receita que segui sugerisse cozer a batata doce, 
eu preferi levá-a a forno pré-aquecido a 200º durante 
45 minutos.

*Passado esse tempo tiram-se as batas doces do forno , 
faz-se um corte na pele para que o vapor saia e elas
 arrefeçam mais rapidamente, depois é só descascar
 as batatas.

*De seguida eu levei a polpa ao processador para 
desfazê-la e deixá-la uniforme.

*Quanto à massa, misturei todos os ingredientes no 
processador e deixei-o trabalhar a massa até tudo estar
 bem ligado. 

*Se acharem necessário juntem mais um pouco de água,
 suficiente para ligar os ingredientes.

*Depois pus a massa no balcão da cozinha levemente 
enfarinhado e tendi a massa até ficar elástica.

*Cobri a massa com um pano e deixei-a descansar 
15 minutos.

*Se não tiverem processador, façam uma cova na farinha 
e ponham lá todos os ingredientes e começem a misturá-los,
 amassando aos poucos e poucos até tudo estar ligado. 

De seguida sovem e amassem mais um pouco até que ela 
fique elástica. Cubram-na com um pano e deixem-na 
descansar o tempo acima indicado.

*Para fazer o recheio, levei o açúcar com a água ao lume
 e deixei ferver até atingir ponto de cabelo ( põe-se uma 
gota de calda entre dois dedos e juntam-se os dedos, 
se ao separá-los se formar um fio resistente de calda 
que não de quebra facilmente com o distanciar dos dedos, 
então esse é o ponto de cabelo).

*Tira-se a calda do lume e junta-se a polpa de batata 
doce, a raspa de laranja e a canela, mexe-se bem e 
leva-se novamente ao lume, mexendo bem até fazer
 ponto de estrada (quando se vê o fundo do tacho).

*Tira-se do lume e deixa-se arrefecer.

*Estende-se a massa que deve ficar o mais fina possível
 e vão-se pondo montinhos de recheio e cortando as 
empanadilhas em forma de meia lua, tal como os rissóis.

*Juntam-se as sobras de massa. estende-se e vai-se 
fazendo empanadilhas até toda a massa acabar.

*Fritam-se em óleo bem quente.

*Passam-se por açúcar e canela em pó ainda quentes. 

http://pratos-e-travessas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário