terça-feira, 17 de maio de 2011

Como anda seu 2011?

Como anda seu 2011?

2011Todo final e início de ano costumamos fazer promessas e juras para o ano seguinte, prometemos gastar menos, a não contrair dívidas, a buscar uma segunda fonte de renda, a economizar, enfim... mas será que realmente estamos cumprindo nossas promessas?

O tempo não perdoa, não é mesmo? – Vejam só já estamos quase no meio do ano, e lá se foi o primeiro semestre, um ótimo momento para verificação do resultado de nossas metas. É nesse momento que identificamos se precisamos aumentar ou diminuir o ritmo das ações propostas.

A seguir o Débito e Crédito traz pra você alguns questionamentos úteis para auxiliá-lo nessa tarefa de verificação, confira!

Economia Doméstica:

- Em comparação ao ano anterior, eu economizei ou acabei gastando mais com as despesas de casa (água, luz, telefone, TV por assinatura, gás de cozinha, supermercado, etc...)?
- Meu veículo está fazendo uma boa média de Kms por litro de combustível?
- A manutenção do veículo está em dia?
- Os seguros (residencial e veicular) estão ativos?
- Os impostos (IPTU e IPVA e Licenciamento, e outros) e prestações estão em dia?
- Ainda posso melhorar algo?

Despesas Particulares

- Tenho vivido dentro das minhas possibilidades?
- Se extrapolei o que aconteceu?
- Estou me exercitando como deveria?
- Como está meu lazer?
- Já tenho planejado minhas próximas férias?

Planejamento Financeiro

- Das metas definidas para 2011, quais já foram alcançadas e quais não foram alcançadas?

- Temos alguma(s) ação (ões) ou procedimentos em atraso?
- Qual o percentual de conclusão das metas não finalizadas até o momento?
- Em relação às dívidas do ano ou anos anteriores, ainda tenho alguma ativa (sem pagar)?

- Está havendo sobras após o pagamento das despesas mensais?
- Como estão meus investimentos? Qual a rentabilidade até o momento?
- Esta rentabilidade está de acordo com o planejado?

- Quais as perspectivas da economia para o próximo semestre?
- Quais as perspectivas da economia para os próximos anos?

- Será necessária alguma mudança em minha carteira de investimentos?
- Preciso da ajuda de um consultor financeiro?
- Como anda minha educação financeira?

- Que cursos devo cursar e/ou que livros devo ler nos próximos meses?
Achou muito? – Não se assuste, pois tal procedimento é necessário no mínimo duas vezes no ano, ou seja, a cada fim de semestre. 

Habitue-se a planejar, a projetar cenários para os próximos anos (curto, médio e longo prazo), e o mais importante habitue-se a verificar o andamento de seu plano, faça alterações se necessário, procure ajuda se necessário, mas não cometa o pecado de viver somente o hoje, de pensar somente no presente, vislumbre o futuro, defina seus objetivos e trace os caminhos para alcançá-los.

Por fim, deixo aqui uma mensagem que tenho certeza que fará muita diferença em sua vida daqui pra frente, assista até o final.

Fonte: http://www.youtube.com
Um forte abraço e sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário