sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bife à milanesa


Bife à milanesa

Existem zilhões de modos de se preparar alimentos à milanesa
 concorda? 
Pois bem, eu já provei diversos deles e posso te garantir,
 que pelo menos para o meu paladar, esta foi a melhor forma, 
onde a casquinha fica perfeita, o bife fica suculento e delicioso.

Sempre digo aqui que evito ao máximo comer frituras,
 principalmente fazê-las dentro do apartamento, 
porque convenhamos, o cheiro se espalha, a cozinha fica toda
 brilhante e se tiver roupa no varal...já era. E óbvio que também 
pelo fato de saber que fritura não é saudável. 

Só que bife à milanesa é algo que simplesmente não dá pra
 fazer no forno. 


A casquinha não fica firme, ela não fica crocante, enfim, eu 
já desisti dessa possibilidade, por isso a única forma 
que eu vejo de preparar estes bifinhos é colocá-los em óleo
 para fritar.

Talvez você minha amiga que cozinha há anos, já saiba dessa
 dica, mas existem muitas outras que assim como eu,
 não são tão experientes e certamente vão gostar.
 É fazer, provar e com certeza aprovar.


Ingredientes:

- 8 bifes de alcatra ou qualquer carne de sua preferência
- 2 ovos
- 1 1/2 xícara chá de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara chá de farinha de rosca (ou de pão)
- sal e pimenta à gosto
- 2 col. sopa de vinagre
- 1 col. café de cominho em pó
- 2 xícaras chá de óleo de soja ou o que preferir

Preparo:

- Tempere os bifes com sal, pimenta e vinagre, ou faça como
 eu, utilize tempero pronto caseiro (receita já postada no 
blog). Deixe descansar por 10 minutos.

- Em um prato fundo coloque a farinha de trigo e misture 
com o cominho em pó.

- Em outro prato fundo coloque os ovos e bata bem com o 
garfo até que ele comece espumar.

- Coloque também a farinha de rosca em outro prato fundo.

- Pegue cada bife, passe diretamente na farinha de trigo,
 e bata com as mãos para que a farinha fique bem aderida. 

- Em seguida passe o bife ligeiramente pelos ovos batidos 
virando se necessário, mas sempre com movimentos leves 
para a farinha de trigo não sair do bife. Levante o bife 
para escorrer um pouco do líquido.

- Depois passe na farinha de rosca e também bata com as 
mãos para a farinha fique aderida.

- Em uma panela funda, coloque o óleo e deixe aquecer enquanto 
prepara os bifes. 

- Coloque os bifes, no máximo 2 de cada vez, na panela em 
fogo médio, e vire apenas uma vez para que doure dos dois lados.

- Retire os bifes da panela, e deixe escorrer em papel 
absorvente.

Rendimento: 4 porções (com 2 bifes cada)
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil

Muito fácil e faz toda a diferença. Sequência simples: 
bife + farinha de trigo + ovo + farinha de rosca. 
E seu bifinho vai ficar supimpa. 
Ah sim, e você pode utilizar da mesma mistura para fazer frango, 
berinjela (aqui só acho melhor retirar o cominho), 
e o que mais quiser comer à milanesa.
E nesse dia o marido ainda fez purê de batatas para acompanhar.
 Chato né? Esse é o meu almoço de domingo predileto!

E com esta postagem dou ínicio ao tópico "Iniciantes na 
Cozinha", sugestão da minha amiga Bruna, uma mineirinha 
que manda super bem na cozinha, mas que assim como eu, 
sabe que o começo nem sempre é fácil para quem não 
tem muita habilidade ou então nunca teve a oportunidade
 de se aventurar na cozinha antes de casar ou morar sozinho. 

Muitas outras postagens irão aparecer neste tópico e eu espero 
que ajude muita gente!

É isso gente.
Boa quinta pra todo mundo.
Beijão.
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário