segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pão de ló de Pessach



Pão de ló de Pessach



PÃO DE LÓ DE PESSACH
UMA RECEITA DIFERENTE DE TODAS QUE JÁ VI , PORISSO ESTOU COLOCANDO AQUI.
Achei a receita sob o SUGESTIVO TÍTULO :

“I CAN’T BELIEVE THIS IS A PASSOVER YELLOW CAKE”

Aí vai a receita :

Tecnicamente a receita está entre um pão de ló, um genoise e um chiffon cake. Gosto porque não tenho que separar clara de gemas e ainda assim, consegue-se uma textura macia. Além disso é um bolo úmido e pode ser base para uma torta de frutas , ou para um ganache de chocolate, para fazer bolo em camadas ( no caso de algum aniversário em Pessach ) etc…….. etc…… etc….
Apesar das claras e gemas não serem separadas , elas precisarão de alguns cuidados. Uma ótima batedeira também será necessário, de preferência as que tem a vasilha grande , porque os ovos aumentam muito.

Ingredientes:
8 ovos extra grandes
1/3 de xícara de cake meal (eu compro no santa Luzia )
1/3 de xícara de fécula de batata
¾ xícara de açúcar
1 colher de café de baunilha ( opcional )
¼ de colher de chá de sal
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de casca de limão ( ou laranja ) ralada
3 colheres de sopa de margarina sem sal
E mais fécula de batata para polvilhar na forma

Modo de fazer :
1. Aqueça o forno ( mais ou menos 200 g)

2. Unte uma forma de 24,5 cm com a margarina , polvilhe com a fécula de batata .

3. Forre a forma com papel vegetal.

4. Esquente os ovos ( ainda nas cascas sem abrir ) colocando-os numa vasilha e cobrindo com água bem quente. Para não quebrar os ovos eu sugiro colocar a água na vasilha e depois com uma colher de sopa colocar os ovos um a um. Conte 1 a 2 minutos no máximo e retire-os. Esse é o ponto mais importante. NÃO PULE ESSA PARTE.

5. Esquente a vasilha onde vai bater os ovos da mesma maneira : colocando água quente e deixando alguns minutos. Retire e enxugue a vasilha muito bem enxuta.

6. Quebre os ovos na vasilha preparada junte o açúcar, a baunilha o sal e a casca de limão e bata na velocidade baixa até que todos os ingredientes estejam bem integrados. Aumente a velocidade para o máximo e bata por mais 12 minutos. A massa vai estar extremamente volumosa.

7. Se a tigela da batedeira não comportar mude para uma vasilha maior e junte a fécula de batata e o cake meal já peneirados juntos à massa com gentileza, tentando não desestufar a massa que está bem aerada. Junte por último o suco de limão e a margarina derretida e misture novamente.

8. Despeje a massa na forma já preparada e asse por 30 a 35 minutos no máximo.

9. Espere esfriar para desenformar.

Essa receita foi retirada do livro : A Treasure of Jewish Holiday Baking de Marcy Goldman e foi reproduzido com permissão do autor.


http://www.boinha.com.br/page/3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário