domingo, 30 de janeiro de 2011

Medalhão de Filé ao molho funghi



Medalhão de Filé ao molho funghi


Começando uma nova semana com os dois pés direitos depois de uma semana tensa que inluiu um aniversário, um casamento, um churrasco e uma visita à recém-nascido... haja folêgo!!!

E com essa vontade de começar a semana com tudo dando certo, vamos deixar de lado o bifinho grelhado de cada dia, e ir de medalhão de filé com molho funghi.

Molho funghi:
250g de funghi seco
2 cubos de caldo de carne
200 ml de água
30g de farinha de trigo
1 cebola média ralada
120g de manteiga
300 ml de vinho branco
água do funghi
500 ml de creme de leite fresco.

Medalhão grelhado:
4 porções de 200g de Filé Mignon cortado em medalhão
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Óleo de soja.

Modo de preparo

Lave bem o funghi em água corrente para tirar o excesso de terra. Corte-os grosseiramente em pedaços e coloque-os de molho em água morna por aproximadamente 15 minutos. Em um recipiente, dissolva os 2 cubos de carne em 200 ml de água quente e reserve (não precisa estar fervendo).

Em uma panela pré-aquecida, coloque a manteiga para derreter. Frite a cebola em fogo alto até clarear (aproximadamente 5 minutos). Jogue o funghi sem a água em que ele estava de molho na panela. Reserve a água do funghi. Refogue o funghi por aproximadamente 5 minutos. Coloque aos poucos a farinha de trigo. Adicione metade da quantidade de caldo de carne. Adicione a água que restou do Funghi. Após começar a ferver, coloque o fogo em médio.

Deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Verifique o sal. Coloque o restante do caldo de carne. Ferva até que o funghi esteja macio. Adicione o creme de leite fresco e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos, mexendo sempre, até que fique na consistência do molho.

Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Unte os medalhões com óleo de soja, e grelhe no ponto de sua preferência.

http://moquecacompimenta.blogspot.com/2009/09/medalhao-de-file-ao-molho-funghi.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário