quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Antepasto de abobrinha


Antepasto de abobrinha

null

antepasto, certo? bem feito, bem temperado e uma cestinha de pães... abobrinha, beringela, sardela, alichela e toda sorte de petisquinhos que podem ser comidos com pãozinho, torradinhas...

O antepasto de abobrinha. Arrisco dizer que é tão gostosa quanto à de beringela, porém com um preparo um pouco mais demorado (porque vai ao forno), mas também com a facilidade de não ser preciso picar titinhas minúsculas, como na receita que leva beringela.

Ok, depois do blábláblá, a receita.

null

Primeiro, uma observação importante. Essa receita tem um pulo do gato (na verdade dois) que a comadre tem que ficar ligada.

1) Por ser uma receita que pede muito tempo de forno, a grande sacada é fazê-la aproveitando o forno que será usado em outro prato.
Vai assar um frango? Aproveita e faz uma batelada de antepasto junto e economiza no gás, sacou?

2) O rendimento da receita é pequeno, portanto, a melhor coisa é fazer sempre grandes porções de uma vez.

Tá, finalmente a receita....

O primeiro passo é praticamente também o seu único trabalho: picar as abobrinhas em rodelas finas.

Depois, basta dispô-las numa assadeira anti-aderente e juntar: cebola em fatias, alcaparras, azeitonas (opcional), orégano, alho, sal e pimenta calabresa e finalmente terminar com azeite (um bom, mas não precisa ser extra-virgem não) e vinagre balsâmico.

Basta misturar tudo direitinho e levar ao forno, sem cobrir, deixar que elas liberem primeiro bastante água e depois finalmente comecem a assar numa calda deliciosa que se formará (por causa do balsâmico) na assadeira.

Você pode finalizar o preparo quando ela já estiver secando ou continuar até que fique bem douradinha, aí é contigo.

Há quem faça antepasto com a abobrinha frita - fica muito bom também e sem dúvida é mais rápido.

Eu prefiro assá-la porque gosto do sabor que o balsâmico agrega, um misto de doce e azedinho que casam muito bem com a abobrinha.

Se você preferir a versão frita, basta levar as rodelas para fritar em óleo bem quente, escorrer em papel toalha e depois colocá-la em um vidro (ou refratária, se for para servir logo) e juntar bastante azeite (aqui sim o extra virgem), orégano e temperar a seu gosto, com sal e pimenta.

Pronto, agora você tem 2 receitas de antepasto de abobrinha e já pode incluí-las nos seus presentes handmadede final de ano.


Um vidro esterilizado, um pedacinho de tecido e uma fita (ou palhinha, ou tule, como o que eu usei) e você já tem um bonito presente feito por suas mãozinhas e que, garanto, não vai ter quem não goste.

Você pode usar um vidro pequeno (250gr por exemplo) e fazer dois tipos de antepastos e acomodá-los numa cestinha.

Aqui no arquivo já tem várias receitas de antepastos e conservas - tem quatro versões com beringela, com tomate seco, de sardela, com alcachofrinhas - todas opções bacanas para presentear.

null
(presentinho de comer - tem coisa melhor

Um comentário:

  1. Adorei encontrar este site! Fiz a o antepasto de abobrinha ontem usando uma outra receita que encontrei na net, do tipo de forno, e ela passou do ponto em um segundo, queimou em algumas partes, e o gosto, nem de longe o dos restaurantes que eu frequento e onde consumo esse prato! Aí encontrei seu site, e agora vou tentar a modalidade frita, que acho que é bem o que eu estou procurando. Valeu!!

    ResponderExcluir