segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Bolo de laranja com lavanda


Bolo de laranja com lavanda

Essa receita é uma versão da original que eu peguei no Trem Bom. Foi a primeira receita com lavanda que eu vi e é bem boa. Eu tive que adaptar porque eu estava sem amêndoas em casa, mas recomendo acrescentar a farinha de amêndoas da receita original, ou mesmo amêndoas em pedaços pequenos.

Esse bolo eu fiz ontem para dar de presente para um professor que se aposentou e hoje foi seu último dia no Instituto. Um jeito simpático de parabenizar pela brilhante carreira e agradecer pelo excelente acolhimento.

- 4 colheres de chá de Lavanda
- 1 ¼ xícara Açúcar
- 1 xícara de Manteiga sem sal em temperatura ambiente
- Suco e raspa de 2 Laranjas
- 4 Ovos
- 1 2/3 xícaras de Farinha de trigo
- 1 2/3 colher de chá de Fermento

1. Ligue o forno na temperatura média.
2. Amasse no pilão ou triture a lavanda com as cascas da laranja.
3. Bata bem o açucar e a manteiga até obter um creme claro.
4. Acrescente a mistura de lavanda com cascas de laranja e o suco da laranja ao creme claro.
5. Um a um, acrescente os ovos à mistura batendo bem após cada adição.
6. Acrescente a farinha e o fermento na massa. Misture com uma colher para obter uma massa lisa, mas não é preciso bater mais.
7. Unte uma forma e jogue cascas de laranja antes de colocar a massa. Elas ficam tostadinhas acrescentando sabor e decorando o bolo.
8. Despeje a massa na forma e leve ao forno por 40 minutos. Retire do forno e depois de 15 a 20 minutos desinforme o bolo.

http://gororobacomcardamomo.wordpress.com/category/bolos/page/2/


Nenhum comentário:

Postar um comentário