sábado, 2 de abril de 2011

Geléia [ou gelatina] de Maçãs

Apple Jelly

Olá, amigos d'A Cozinha Coletiva!
Quanto tempo, né? Uma semana longe do blog, do twitter, do msn. Pois é, foi uma semana corrida no trabalho, e fiquei sem tempo de cozinhar, e principalmente de fotografar [gosto de luz natural, e só chegava em casa de noitinha]. Mas hoje as coisas voltaram mais ao normal  eu voltei feliz para a cozinha! [obrigado a quem perguntou por mim, viu Sandroca? ;) ].

A receita de hoje é do consagrado David Lebovitz,  e eu, amante das maçãs, caí de graças por ela assim que a vi! Então o jeito foi comprar 3kg de maçãs no supermercado [2 sacolas cheias delas] e experimentar!
Uma curiosidade: diferente das geléias [em inglês jams] mais comuns, feitas de polpa de frutas e açúcar, essa receita é chamada de Jelly [gelatina], por ser preparada a partir do sumo ou suco da fruta e açúcar [é uma geléia não-pedaçuda, entendeu?]. A textura, devido à pectina abundante nas maçãs, fica meio gelatinosa, ideal pra passar no pão. Quanto ao sabor dá para explicar assim: puro sabor de maçã concentrado! Eu adorei.



Geléia [ou gelatina] de Maçãs

Ingredientes:

3kg de maçãs [usei tipo Fuji];
8 xícaras de água;
650g de açúcar;
Suco de um limão;
2 colheres de chá de Conhaque.

Preparo:

Começa no dia anterior: lave as maçãs, corte-as em fatias e coloque em uma panela grandona, junto com a água e as sementes e cabinhos [ricos em pectina, que é o que dá a textura da geléia].

Tampe a panela e leve ao fogo. Quando ferver, abaixe para fogo médio e deixe cozinhar por 30 minutos.

Pegue um coador grande, ou um escorredor de macarrão, forre-o com um tecido de algodão cru e coloque-o sobre uma tigela grande. 

Despeje as maçãs cozidas com o líquido ali e deixe escorrer de um dia para o outro. NÃO aperte as maçãs para sair mais caldo, ou sua geléia perderá a transparência.

No dia seguinte: Com uma xícara ou um copo de medidas, meça a quantidade do suco coado: o meu deu cerca de 1 litro e 300ml de suco. [Reserve as fatias de maçã cozidas para outras receitas, em breve aqui, ou para fazer puré de maçãs].

Junte, em uma panela grande de fundo grosso, o suco, o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo [não precisa mexer], retirando com uma escumadeira a espuma que formar na superfície.

 O tempo de cozimento aqui deu 55 minutos: a geléia ferve, forma espuma nas beradas, você retira, depois ela forma uma espuma diferente [espuma de fervura] que sobe, como leite fervendo, sabe? 

Quando estiver subindo abaixe o fogo, ou retir rapidamente do fogo, até a espuma baixar e sumir. Volte ao fogo e repita esse processo até chegar ao ponto.

O ponto se encontra da seguinte forma: mantenha um pires no congelador. Depois de uns 30 minutos de fogo vá testando constantemente: pingue um pouquinho da geléia no pires gelado e volte ao congelador para esfriar.

 Aperte o pingo: a superfície deve ficar com "ruguinhas", como uma película, e tombando o pires, a gora não escorre.
,
Distribua a geléia quente em vidros esterilizados e feche bem. A geléia entra no vidro quente e líquida, mas conforme esfria chega no ponto de gelatina.

Dúvidas? Pergunta aí! É mais simples do que parece, e rende 3 vidros!

http://acozinhacoletiva.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário