quinta-feira, 28 de abril de 2011

Shepherd's pie - Torta Campestre (ou de Pastor)

Shepherd's pie - Torta Campestre (ou de Pastor)

Esta é uma comidinha do dia-a-dia aqui em casa que escolhi para a Akemi. Nós comíamos no happy hour de um hotel onde morávamos, e sempre me lembro da Maddy, a doce senhora que preparava as refeições da tarde.

A "shepherd's pie" ou "torta de pastor" é uma torta típica inglesa, feita com carne de cordeiro. Nos Estados Unidos ela geralmente é feita com carne de vaca moída e legumes e também é chamada de "cottage pie." Eu sempre comi assim, com carne em cubos. Dei a ela o nome de torta campestre, pois conta a história que era feita por camponeses ou pastores de ovelhas.

O preparo é simples, basta fazer uma carne de panela com legumes, colocar no pirex, cobrir com purê de batatas e queijo. Leve para gratinar e está pronto!

Torta campestre
1 kg de músculo picado em cubos de 2 x 2 cm
Cebola, alho, sal e cheiro-verde a gosto
2 xícaras de legumes em cubos (batata, cenoura, ervilha, milho)

2 colheres de farinha para engrossar o caldo (opcional)
1 xícara de flores de brócolis cru (para assar)

Purê de batatas (feito com 1 kg de batatas)
Queijo mussarela para gratinar

1) Eu douro o músculo com um pouco de óleo de canola. Adiciono alho, cebola, cheiro verde, um pouco de sal e frito um pouquinho. Acrescento água e deixo cozinhar por 30 a 40 minutos na panela de pressão, abro e acrescento os legumes, tampo a panela e quando ela pega pressão novamente conto 5 minutos e desligo.

2) Enquanto isto, preparo um purê de batatas com leite, manteiga, sal e orégano.

3) Quando termino de preparar o purê, abro a panela de pressão, acrescento 2 colheres de farinha para engrossar um pouco o caldo, mexo bem, acrescento o brócolis cru, transfiro para um pirex, adiciono o purê de batatas e o queijo por cima. Levo para gratinar no forno. Sirvo com arroz. Este prato para mim já é uma refeição.

http://fromourhometoyours.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário