sábado, 2 de abril de 2011

Geléia de Amoras Caseira

Geléia de Amoras Caseira



Olá pessoal!

São Carlos virou deserto: calor dos diabos de dia e friaca noturna. Claro, não chove faz séculos e a umidade relativa do ar anda em 16 por aqui. Péssimo, né? Mas o lado bom dessa época são as amoreiras carregadas de frutinhos roxos e vermelhos, só esperando para serem colhidos.

 E foi o que fiz quarta-feira de manhazinha, antes do trabalho: colhi simplsmente 1 quilo de amoras só aqui na vizinhança! Deu uma sacolona cheia, e eu fui feliz da vida com ela pra casa. A melhor parte é que mesmo colhendo tudo isso, as árvores continuam carregadas!

Bom, com a sacolada de amoras minha primeira idéia foi fazer uma coisa que eu adoro: geléia caseira! De amoras eu nunca tinha feito, mas ficou deliciosa, e com um aspecto perfeito, adorei e recomendo! 

A parte chata é que o fogão e arredores ficaram cheio de pintinhas roxas - é, o negócio espirra, mas o resultado compensa! E já aproveitei o embalo pra fazer um mini-rocambole bem basiquinho pra testar a geléia! Se alguém quiser a receita da massa me passa um mail que eu mando, é bem simples.
É isso!

Geléia de Amoras

Ingredientes:

1kg de amoras;
700g de açúcar;
Suco de meio limão;

1 piada de canela em pó;
2 colheres de sopa de vodca.


Preparo:


Coloque um pires no congelador.
Lave bem as amoras, escorra e divida em duas partes. 

Coloque uma das partes na panela, e vá batendo a segunda parte aos poucos, no liquidificador, e despejando na panela [tem gente que ao invés de bater as frutas espreme na peneira, ou bate e depois coa. 

Como eu gosto da geléia com as sementinhas, não penerei. Ah, e voce pode bater toda a amora, se quiser.. bati metade porque queria uma geléia com pedaços da fruta].

Junte o suco de limão à panela, a canela e o açúcar, e mexa bem, ainda fora do fogo. Leve ao fogo alto, mexendo até ferver. Quando ferver reduza o fogo para médio [ou baixo, por precaução] e vá mexendo de vez em quando.

 Quando começar a formar espuma na superfície, retire-a toda com uma escumadeira, adicione a vodca e continue mexendo e retirando a espuma. Você vai notar que depois de um tempo a geléia pára de formar espuma. Quando isso acontecer, vá mexendo até chegar ao ponto.. a minha demorou uns 17 minutos.

Pra saber o ponto é fácil: retire o pires do congelador e pingue um pouco da geléia nele: ao passar o dedo sobre ela, deverá formar um "caminho" que não se desfaz.
Acomode ainda quente em 2 vidros grandes, esterilizados, tampe-os e deixe  esfriar.
É mais fácil do que parece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário