sábado, 2 de abril de 2011

É tempo de Geléia de Morangos

É tempo de Geléia de Morangos


Olás!
Estou muito feliz, muito mesmo, com a sucesso de visitas aqui na Cozinha Coletiva! O blog tem só 5 meses e já tem um bom número de visitantes diários, de seguidores e, o mais importante, de amigos! 

Então eu queria começar esse post agradecendo a todos vocês, que passam por aqui, palpitam, ou só olham, ou anotam, ou criticam. Vocês fazem minha alegria, obrigado!

Aproveitando pra dizer que, faltando 19 dias para minha Banca Final da Faculdade, não está me sobrando muito tempo para o blog. Assim, daqui até o final do mês de junho, vou colocando os posts que já tenho preparado, ma não vou conseguir responder os comentários um por um, então já agradeço a todos os comentários e a gentileza de vocês em escrever-me! 

No começo de julho eu volto a visitar os blogs de vocês e responder direitinho, tá? É que nesse momento estou realmente preocupado em me formar..hehehe.. torçam por mim, please!

Agora a receita facinha de geléia de morangos caseira que eu faço todo ano. A mesma receita faz geléia de amoras, de framboesas e de cerejas, é só trocar a fruta. Mas como é tempo de morangos, vamos com eles né?

O pulo do gato dessa receita eu aprendi com a Simone Izumi, do Chocolatria [visitem, é maravilhoso!], que é a vodca. A vodca não deixa gosto, ajuda no ponto e, o mais importante: deixa a geléia num tom vermelho bem vivo! Fica lindo :D
Segue a receita:

 Geléia de Morangos

Ingredientes:

1kg de morangos maduros [são 4 caixinhas de 250g cada];
400g de açúcar refinado;
Suco de 1/2 limão;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
2 colheres de sopa de vodca.

Preparo:

Coloque um pires no congelador.

Em uma panela de fundo grosso, de preferência antiaderente, coloque os morangos [os grandes você corta ao meio] já lavados e escorridos. 

Junte o suco de limão, a baunilha e o açúcar e misture bem. Leve a panela ao fogo alto, mexendo de vez em quando até começar a ferver. 

Quando ferver, abaixe o fogo e com uma espumadeira ou uma peneira pequena, vá retirando a espuma que se forma na superfície [veja a foto abaixo]. Adicione a vodca, e mexa de vez em quando.

A geléia vai ficar cozinhando assim por uns 45 minutos. Depois desse tempo, os morangos já vão estar desmanchando, e não se forma mais espuma na superfície - é o momento em que a geléia engrossa: ela vai começar a espirrar quando você mexe, e você vai ter que mexer o tempo todo.

Retire o pires que você deixou no congelador e pingue um pouco da geléia nele - estará no ponto quando, tombando o pires, a geléia não mais escorrer. 

VocÊ pode testar o ponto várias vezes, mas depois que ela começa a engrossar e parar de fazer espum, é rápido, no máximo 10 minutos.

Deixe a geléia amornar na panela e distribua-a em 3 vidros médios, previamente esterilizados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário