sábado, 2 de abril de 2011

Geléia de Pêssegos

Geléia de Pêssegos



Olás pessoas, comentadores, visitantes, twitteros, enfim, quem aparece por aqui!
Essas duas semanas têm sido correria total: prova terça e sexta passada, outra amanhã e pré-banca na terça, além de concurso no próximo domingo, mas apesar disso, quando chego em casa e bate uma fominha faço algo rapidinho e fotografo pra dividir aqui com vocês!

O tema da postagem coletiva Colorindo a Vida desta segunda é Alaranjado, ou cor-de-abóbora. Mas não fiz nada com laranjas, nem com abóboras e, apesar dessa ter sido a idéia inicial, nada com cenouras.

Eu adoro fazer geléia em casa. Muito mais natural, muito mais bonita e muito mais gostosa. 

As de supermercado ou são caríssimas ou parecem ser de chuchu com corante: sem gosto total. No começo eu 'pelejava' pra acertar o ponto, mas agora já aprendi. 

Pois então, eu tava com vontade de fazer geléia mas morangos a essa época nem pra remédio, e vendo uns pêssegos bonitos no supermercado, decidi tentar. Fiz, gostei, mas não fotografei nem postei. 

Hoje, ao abrir o segundo pote, resolvi tirar uma foto despretensiosa e taí, deu certo e to postando a geléia, que tá um laranja meio ocre mas tá valendo. E acredite-me: você nunca mais vai querer comprar geléia no mercado depois de fazer a sua primeira em casa!

Geléia de Pêssegos

Ingredientes:

1 quilo de pêssegos maduros [vale a pena comprar um só, provar pra ver se não está sem gosto e se estiver bom comprar o quilo todo.. geléia sem gosto não dá, né?];
750g de açúcar [usei metade cristal, m
etade refinado];

1 colher de sopa de vodca [geléia pálida nunca mais! A vodca conserva a cor que é uma beleza];
2 cravos [opcional].

Preparo:

Reserve um pires no congelador [para verificar o ponto].
Descasque os pêssegos mergulhando-os em água fervente por um minuto [igual tirar pele de tomate], corte-os ao meio e retire os caroços. 

Corte os pêssegos em pedaço menores, coloque-os em uma panela grande, com os cravos e o açúcar, e deixe descansar por pelo menos 2 horas.

Passado o tempo você verá que os pêssegos soltaram água, que umideceu o açúcar. Leve a panela ao fogo, e quando ferver adicione a vodca [retire a panela do fogo pra fazer isso, evitando acidentes]. 

Cozinhe em fogo baixo, mexendo [não precisa ser o tempo todo, mas é bom estar sempre por perto] até o pêssego derreter e tomar consistência de geléia. 

Quando estiver chegando no ponto, mexa constantemente, para não pegar no fundo. Se os pêssegos forem muito duros, pode ser necessário acrescentar água aos poucos.

O ponto dessa geléia é o seguinte: depois de uns 40 minutos no fogo, pingue um pouquinho da geléia no pires gelado e passe o dedo no meio:  as duas partes devem ficar separadas.

Divida a geléia, ainda quente, em potes de vidro esterilizados [na internet você acha fácil e bem explicadinho como esterilizar vidros] e tampe-os, depois que esfriar.
Rende dois vidros médios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário