sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pães Pitta 5ª Edição do World Bread Day

Pães Pitta 5ª Edição do World Bread Day

Hoje realiza-se a 5ª Edição dp World Bread Day, organizado pela Zorra do blog 1x umruhren bitte. Soube desta iniciativa através do blog daMoira, assim como no ano passado também fiquei a saber de tal desafio através do seu fantástico blog.Para saber mais informações como participar visite o blog da Zorra.

O ano passado infelizmente não consegui participar pois tinha criado este blog à pouquissimo tempo e ainda estava muito verde. Mas este ano não pude deixar escapar, e coloquei as mãos na massa e fiz algo que nunca tinha feito. A experência correu bem e vou voltar a repetir em breve. Não existe nada melhor do que arregaçar as mangas, amassar o próprio pão e sentir o cheirinho de pão caseiro no ar. Comer o pão acabadinho de sair do forno então é uma delícia.

É uma pena que nos dias que correm cada vez seja mais usual não ver pão sobre a mesa de tantas famílias espalhadas por esse Mundo a fora.



Ingredientes:


- 350 gr. de farinha T55 mais extra para polvilhar

- 1 colher e meia de sopa de sal grosso

- 1 colher de sopa de açúcar

- 1 colher de sopa de fermento seco para pão

- 1 colher de sopa de azeite extra virgem

- 200 ml de água morna (aproximadamente 37 ºC)





Modo de Preparação Tradicional:


1º Passo: Peneire a farinha e o sal para uma taça bem grande. Adicione o fermento e açúcar e misture tudo muito bem com a ajuda de uma colher de pau.


2º Passo: Faça um buraco no centro da farinha e deite o azeite e água morna no buraco. Misture tudo muito bem até a massa estar bem ligada com a ajuda de uma colher de pau. Com as mãos retire a massa da taça e amasse-a na bancada polvilhando com mais farinha se fôr necessário. Amasse durante 10 minutos até obtêr uma massa elastica e macia. A massa estará boa quando colocar um dedo e pressionar ela voltar para trás.


3º Passo: Pincele uma taça com azeite ou pulverize com azeite em spray e coloque a massa na taça, tape a massa com papel celofane ou com um pano de cozinha e deixe a levedar por 1 hora num local morno ou até o tamanho aumentar para o dobro.


4º Passo: Coloque a massa numa bancada com polvilhada com farinha e amasse durante 5 minutos, deverá tentar remover todo o ar que a massa possui. Divida a massa em 8-10 bolinhas do tamanho de bolas de golf. Coloque as bolas num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe-as levedar durante 10 minutos cobertas com um pano de cozinha.


5º Passo: Coloque uma pedra rectangular de barro no forno e pré-aqueça o forno a 250ºC. Com as mãos enfarinhadas e numa bancada polvilhada com farinha achate as bolas e dê-lhes forma circular com cerca de 10 cm de diâmetro. Coloque os círculos em cima de uma toalha polvilhada com farinha e deixe levedar por 30 minutos. Atenção: Não coloque os discos em cima uns dos outros.


6º Passo: Pulverize com um pouco de agua o forno feche durante 1 minute e coloque 2 discos lado a lado na pedra e deixe cozer durante 5 minutos. Retire os pães inchados e com ajuda de um pano pressione para voltarem a ficar planos. Repita o processo até terminar com todos os discos.




Notas: Se não conseguir encontrar à venda uma pedra de forno de barro, poderá usar uma demarmóre para o efeito, daquelas que se usam para cortar os vegetais.
Geralmente por refeição são consumidos 2 pães pitta, por isso se não quiser cozer todos, deverá congelá-los em formato de bola de golf e quando quiser usar é só deixar descongelar e seguir a receita.

Fonte: Receita ligeiramente adaptada do livro "Making fresh bread" da Editora Parragon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário