quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pãozinho Espanta Frio!!

Pãozinho Espanta Frio!!

Hoje resolvi fazer um pãozinho para acompanhar a sopa de legumes de todo dia e auxiliar a espantar o clima "congelante" do nosso Rio Grande do Sul.
A receita peguei do blog Cozinha é poesia. Fiz a massa na minha máquina de fazer pães, ciclo amassar. Terminado o ciclo modelei os pãezinhos, deixei crescer até dobrar de volume e assei. Muito bom!!!



RECEITINHA TAL COMO ENCONTREI  LÁ NO BLOG:

Ingredientes

2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 ovo (não coloquei)
3/4 xícara (chá) de leite 
2 colheres (sopa) de açúcar
1 e 1/2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga
3 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente
Manteiga ou margarina derretida para pincelar os pãezinhos
* OBSERVAÇÃO: Acrescentei gergelim!!!
Modo de fazer

Escolha um recipiente grande para fazer a massa. 
Eu gosto sempre de usar um com tampa, pois assim já deixo a massa crescendo dentro dele.
Misture quase toda a farinha (cerca de 2/3) o fermento biológico seco o sal e o açúcar. Reserve.

Quebre o ovo dentro de uma xícara ou jarra medidora e complete com leite até atingir 240 ml. 

Misture com um garfo e junte ao recipiente com os ingredientes secos, junte também a manteiga e misture de início com uma colher ou garfo. 

Passe a massa para uma bancada polvilhada de farinha de trigo e comece a sovar fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre para cima com a palma da mão e puxe-a para baixo com a ponta dos dedos. 

Com a massa nesse ponto “grudento” é bem mais fácil. Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado. 
Adicione o restante da farinha enquanto continua a sovar.

Use uma espátula para desgrudar a massa da bancada e sove mais 15 ou 20 minutos. Não deixe a massa muito seca, ela deverá ficar bem maleável. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume (de 40 a 60 minutos).

Depois de crescida passe a massa para a bancada polvilhada com farinha de trigo e corte-a em 16 pedaços e modele os pãezinhos no formato desejado. 
Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo ou fubá e deixe crescer até dobrar o volume novamente.

Preaqueça o forno por uns 15 minutos antes de assar os pãezinhos assim eles ficarão douradinhos mesmo sem pincelar com ovo ou gema de ovo. 

Coloque então a assadeira no forno bem quente e asse-os por cerca de 20 minutos.
Retire a assadeira do forno e pincele-os com manteiga ou margarina derretida enquanto ainda estão quentes. Deixe-os sobre uma grade até que esfriem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário