terça-feira, 28 de junho de 2011

Germinação de grãos

Germinação de grãos

Olá pessoal!!!

Estive longe do blog mas não longe do fogão! Ainda bem!
Nestas ultimas semanas eu fiz uma nova experiência que achei no blog da Neide doCome-se que é colocar grãos para brotar em meias de Nylon. 

Logo que vi o post achei um máximo, então comprei um par de meias soquete, a Neide pede uma meia 3/4, e eu nem me toquei no detalhe, com a soquete deu certo aqui.

Utilizei feijão mungo, próprio para a germinação. Também é conhecido como Feijão moyashi e Feijão da China. 

O feijão tem um diferencial, porque ele precisa ser deixado de molho em local com sombra, e eu só fui descobrir isso depois de deixar ele de molho por uma noite dentro da geladeira com muitaaaaaaaaaaa luz em cima dele, tadinho. 

Depois o deixei na sombra e ele cresceu e ficou lindinho.

Selecione uma quantidade de grãos, lave bem e deixe-os de molho de 8 a 12 horas, em local com sombra. 

Após este período o grão deve estar o dobro do seu tamanho original. 

Coloque os grãos nas meias de nylon molhadas e enxaguadas, e pendure-os em algum lugar como a torneira (como a Neide sugeriu) e deixe um prato por baixo para escorrer a água.

Molhe os grãos muitas vezes, no post da blog ela sugere de 3 a 4 vezes ao dia. Acho que nos dias que estive em casa os molhei muito mais que 3 a 4 vezes. 

Este processo leva de 2 a 3 dias, e sempre molhando os grãos.
Retire-os das meias e lave bem com água corrente e depois coloque-os em água fria e leve a refrigeração. 

Está pronto para uso. E ao utilizar o broto, devem ser retiradas as cascas.

Outros grãos podem ser germinados. 
Esta semana germinei semente de girassol já descascada e deu certo, mas ainda não experimentei!



Nenhum comentário:

Postar um comentário