domingo, 5 de junho de 2011

Pudim de Mandioca




Pudim de Mandioca


Amigas, esse pudim de mandioca tem uma história engraçada e que preciso contar à voces. A primeira vez que vi esse pudim no blog da Talita do Chocorango isso a um mês atrás, foi amor à primeira vista.
 Prometi a mim mesma, que logo houvesse uma oportunidade iria fazê-lo. Passou o tempo e acabei esquecendo dessa delícia. Semana passada, lembrei-me dele e pensei, é hoje que vou fazê-lo. 
Fui até o Supermercado comprei um pacotinho de "tapioca" e voltei prá casa toda feliz e preparada prá fazer a tal sobremesa. 
Fui até o blog da querida Talita prá pegar a receita e procura daqui e procura dali e nada de achar a receita, procurei pelo índice, por ingrediente, olhei todas as receitas de tapioca e nada. 
Mandei um email desesperado pra Talita perguntando se eu estava enganada ou louca, por que tinha certeza de que havia visto no blog dela o tal pudim de tapioca, ela como sempre gentil e com muita paciência me retornou dizendo que o que ela tinha era um Pudim de Mandioca, será que eu não estava enganada? Quando dei por mim, e caiu a minha ficha percebi que o pudim que eu queria era Pudim de Mandioca e não de Tapioca. Assim que percebi meu erro mandei-lhe esse comentário

Josy disse...

Talita minha amiga, não liga não, meu Tico e Teco estão em fase de velhice avançada, eu sabia que tinha visto essa sobremesa, até fiz o comentario por que adorei, mas ai acabei deixando passar, a boba aqui foi comprar tapioca, e vim ver a receita, e mais explicado do que seu indice, é impossivel, não achei claro.. É mandioca, não tapioca, embora os dois terminem com Oca....kkkkk. agora vou ter que deixar pra amanha ou quinta, desculpe o transtorno amiga...bjocas muito obrigada

Depois de tudo isso amigas cheguei a conclusão que assim que nos depararmos com uma receita pela qual nos apaixonamos logo de cara, anotem a receita, colem e guardem pra não acontecer o que aconteceu comigo, por que quando a idade vai chegando, inevitávelmente implácavel como ela é, pode acontecer isso com vc também. Finalmente consegui saborear o tão desejado pudim que encontrei nesse blog igualmente maravilhoso da Talita. Não mudei nada na receita e AQUI está ela à risca.

Talita querida, obrigada pela receita, pelo carinho e dedicação que voce sempre tem conosco e principalmente pela paciência que tem por blogueiras desatentas como eu...


Ingredientes

200 grs de açúcar p/caramelizar a forma

4 ovos
3 xícaras de leite
1 colher (sopa) de manteiga s/sal
2 xícaras de açúcar
2 colheres (sopa) de coco ralado
2 colheres (sopa) de queijo Parmesão ralado
2 xícaras de mandioca ralada grosso

Modo de preparo

Pré aqueca o forno a 180ºC. Ferva a água para fazer o banho maria.
Caramelize com 200 grs de açúcar uma forma redonda de cerca de 20 cm de diâmetro. No liquidificador bata os ovos, leite, manteiga, açúcar, coco e o queijo ralado até ficar homogêneo. Sem bater, misture a mandioca ralada. Despeje a mistura de pudim sobre a forma caramelizada. Arrume-a sobre uma forma maior. Preencha a forma maior com água fervendo, deixando cerca de 2 dedos acima da base da forma redonda de pudim e, cuidadosamente, coloque essas formas no forno. Não é necessário cobrir com papel alumínio. Asse por aproximadamente 1 hora ou até que o pudim não esteja líquido e, espetando uma faca no centro, saia limpa.

Deixe esfriar e leve à geladeira, para gelar bem. Desenforme o pudim com a ajuda de uma faquinha e aqueça rapidamente na chama do fogão, para facilitar.

Bom Apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário