quarta-feira, 8 de junho de 2011

Moqueca de Filé de Saint Peter

Moqueca  de  Filé  de  Saint  Peter


 

Com certeza o Saint Peter, também conhecido como Tilápia,
 está no topo da lista dos meus peixes preferidos. 

Aliás, estou numa fase de quase vício em pescados e 
frutos do mar. 

Tenho cada vez mais vontade de comer e preparar todas 
as delícias que o mar nos oferece.

 Acho que a necessidade de comer menos carne 
vermelha por questões de saúde tenha ajudado 
bastante, mas a verdade é que, como já disse uma 
vez, tenho uma queda por essas iguarias!


    


Desde que comprei pela primeira vez esse peixe aqui em 
casa todos, sem exceção, viraram fãs incondicionais! 
Resolvi então fazer uma moqueca com o filé de Saint 
Peter pra ver no que ia dar.
 Deliciosa minha idéia, tenho que admitir. 

E além de tudo é super leve e pouco calórico, pois o
 Saint Peter é um dos peixes menos gordurosos que
 existe, com apenas 93 calorias e 1 grama de gordura
 a cada 113 gramas do peixe.

 Sua carne além de leve e saborosa, parecida com 
a dos peixes tipo linguado e abadejo, conquista 
os paladares mais exigentes. 

Quem ainda não experimentou, não perca a chance!


Sei que meu jeito de fazer moqueca é diferente do
 que a maioria faz, mas sempre fiz desse jeito e 
acho que assim o peixe fica bem mais saboroso. 

Ao invés de fazer camadas com os temperos e o peixe,
 faço um refogado bem gostoso com todos os
 temperos e mergulho o peixe nesse caldo, deixando
 cozinhar até que esteja bem suculento. 

Não usei dendê, apesar de gostar, por que estou 
em fase de conter calorias, se é que vocês me 
entendem! hehehe Por isso minha moqueca está
 mais pra Capixaba que pra Baiana! Espero que gostem!


Moqueca de Filé de Saint Peter



INGREDIENTES

8 filés de saint peter
1 pimentão vermelho pequeno cortado em tiras
1 cebola grande cortada em tiras

2 tomates maduros cortados em tiras
4 dentes de alho amassados
2 pimentas dedo de moça sem sementes picadinhas

coentro
salsinha
cebolinha

1 vidro de leite de coco
300 ml de caldo de peixe
2 colheres (sopa) de molho de tomate

sal
pimenta-do-reino
suco de um limão
1 pacotinho de "Meu Segredo"
azeite


MODO DE PREPARO

Tempere os filés com suco de limão, pimenta-do-reino,

 o pacotinho de Meu Segredo e sal se necessário. 
Reserve na geladeira.


Numa panela própria pra moqueca (usei uma de paella), 
coloque o azeite e deixe esquentar bem. 

Acrescente pimenta dedo de moça e o alho. 
Junte a cebola e refogue bem. 

Junte então o pimentão e os tomates. Misture bem. 


    

Quando estiver bem refogado, acrescente o caldo 
de peixe. Deixe ferver bastante. 

Junte então o leite de coco, o molho de tomate
 e metade das ervas (coentro, salsinha e cebolinha). 

Ajuste o sal. Disponha então, os filés de peixe 
lado a lado dentro do caldo de maneira que 
fiquem completamente submersos. 

Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos. 

Cuidado para não cozinhar demais e os filés se
 despedaçarem. 

Desligue o fogo e acrescente o restante das ervas
 por cima para decorar.

Servi com arroz branco e farofa de alho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário