domingo, 5 de junho de 2011

Lemon Curd/Orange Curd

Lemon Curd/Orange Curd


Olá pessoas queridas, já faz um tempinho que ando pelas cozinhas amigas e tenho visto muito essas receitas,  Lemon Curd e Orange Curd. Não sabia o que era e como era feita,  dei uma pesquisada no Google e descobri que é uma sobremesaou cobertura geralmente feita com limão, laranja ouframboesa.  Os ingredientes básicos são gemas, o açúcar, o suco e as raspas de frutas que são levemente cozidos juntosaté engrossar  formando um creme macio liso, e intensamente aromatizado. Algumas receitas tambémincluem ovos inteiros e / ou manteiga.
No final de 19 e início do século 20 na Inglaterra, home-madelemon curd era tradicionalmente servido com pão oupãezinhos no chá da tarde e como recheio de bolos, pastéis etortas. Eram normalmente produzidos em quantidadesrelativamente pequenas, uma vez que não se manteve bemcomo geléia. Em tempos mais modernos maiores quantidadessão viáveis ​​devido à utilização de equipamentos de refrigeração. 
Eles também podem ser usados como um condimento parasobremesas ou iogurte. 

Outras variações de sabor também existem com frutas cítricas, como limão e tangerina,  maracujá, manga, e frutos como amoras ou arandos. Centenas de variações comerciaissão vendidos globalmente.

Bem, depois de saber de tudo isso, resolvi matar minha curiosidade de uma vez só com as duas frutas: limão e laranja. Achei a receita no blog da nossa querida amiga Hélia do Mais um sobre Culinária e como ela, também foi a primeira vez que estava experimentando essa receita.  Ela diz que gostou muito da receita, mas que em uma próxima vez, colocaria mais açúcar. Sabendo que Hélia tem bom gosto, e como prefiro receitas com frutas cítricas mais doces, segui seu conselho e só mudei a quantidade de açúcar. Fiz do modo tradicional, pois não possuo a Bimby. Adoramos, comemos o creme puro às colheradas e também experimentamos com bolo. A receita à risca está AQUI


Lemon Curd

Ingredientes

160 grs de açúcar (usei 200 grs)
2 limões
60 grs de manteiga
2 ovos

Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo o suco e as raspas dos limões, o açúcar e a manteiga até iniciar a fervura. Desligue o fogo e reserve. À parte bata os ovos e junte lentamente, através de uma peneirinha fina, à mistura anterior, já morna. Mexa bem, leve novamente ao fogo, mexendo sempre, até levantar fervura. Cozinhe em fogo baixo, durante 5 minutos, ou até o creme começar a grudar na colher de pau. Retire, e reserve em frascos esterilizados, na geladeira. 

Orange Curd



A mesma receita àcima só que em vez de 2 limões, usei 2 laranjas

Ambos ficaram deliciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário