sábado, 11 de junho de 2011

ESFIHA ONZE PONTAS

ESFIHA ONZE PONTAS

No sabado, novamente acordei com enxaqueca.
Tomei 2 remédios, e nada da dor passar.
mesmo assim, fui para a cozinha fazer o almoço e o bolo de coco para a BCFV.
Nesse meio tempo, conversei com a minha mãe via web cam, 
e ela me mostrou umas esfihas que ela tinha feito.
Elas eram tão lindas e tão perfeitas, que se não fosse pela enxaqueca, com certeza teria feito no mesmo dia.
Mas a receita não me saia da cabeça(e a dor também..kkkk), e fiz logo no dia seguinte.
Ficaram lindas aí em cima, como os da minha mãe, mas nem tudo são flores.....
Não sei onde eu errei, se foi na massa, no recheio, se era o tempo...
mas as minhas esfihas abriam logo que eu colocava na assadeira.....
se mamãe estivesse acordada, com certeza, pediria uma ajuda.

Já na quarta assadeira e super frustrada com o resultado , eis que surge uma idéia...
colocar as esfihas nas forminhas de empada, e não é que deu certo.


Receita tirada do programa Dia a Dia do Daniel Bork

Massa:
1 colher (sopa) rasa de sal
2 e ½ colheres (sopa) de açúcar
½ copo (americano) de óleo
1 e ½ copo (americano) de leite
1 e ½ copo (americano) de água
1 kg de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de fermento biológico instantâneo

Recheio:
sal a gosto
1 limão espremido
50g de manteiga
3 cebolas médias picadas
1kg de carne moída
4 tomates sem semente picados
Pimenta síria a gosto
`Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Massa: Em uma vasilha misturar com as mãos o sal, o açúcar, a água e o leite. Acrescente a farinha e o fermento e misture bem. Coloque a massa em uma mesa e sove até ficar homogênea. Deixe descansar de 40 a 50 minutos. Abrir com rolo e cortar em círculos (pode ser com cortador ou copo). Colocar o recheio e fazer as pontas beliscando com os dedos a massa. Leve ao forno.

Recheio: Em uma panela derreta a manteiga e refogue a cebola. Quando estiver bem dourada desligue o fogo e reserve. Em uma bacia coloque a carne moída crua e jogue a cebola refogada, ainda quente, por cima. Acrescente o tomate picado, o sal, a pimenta síria, a pimenta-do-reino e o limão espremido. Misture bem com as mãos. 

Chef Nicolau Attallah

 Esse processador é mesmo uma mão na roda


                             Olha só como ficaram as minhas esfihas antes da minha idéia brilhante

                                  O processo para fazer as pontas, só vendo o vídeo mesmo,
                                   tentei tirar as fotos, mas estava sózinha.
                                   Ah, e as minhas esfihas tiveram 11 ,10,9,8 ,7  pontas.....

Gente, não sei se é só aqui onde eu moro, mas hoje fui comprar alho e me assutei com o preço.
R$17,00 o kilo.
Paguei R$ 8,00 por quase 500 gramas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário