quinta-feira, 16 de junho de 2011

Biscoito Amanteigado ou o popular Beliscão de Goiabada.



INGREDIENTES

  • 250 gramas de margarina sem sal
  • 150 gramas de açúcar
  • 1 ovo (clara e gema) + 1 gema
  • 1 colher de fermento em pó
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 300 gramas (pelo menos) de goiabada cascão

MODO DE FAZER

Massa :
Junte a margarina, a farinha de trigo, o açúcar, os ovos (um ovo inteiro + uma gema) e o fermento em pó numa tigela grande ou sobre a superfície que preferir. Misture bem com as mãos até formar uma massa consistente, como de brioche. 

Basta amassar bem que a massa chegará ao ponto ideal. Não acrescente nenhum outro item (água, óleo ou mais farinha), pois pode comprometer o sabor e a textura.

Recheio:

Corte a goiabada em retângulos finos.  Cubos ou pedaços muito grossos podem dificultar o feitio ou esconder a goiabada. O ideal é que ela apareça nas duas aberturas da massa.



Preparo:

Abra a massa em uma superfície enfarinhada com ajuda de um rolo. Corte-a em círculos com a ajuda de um copo pequeno ou de uma xícara de café -- escolha em casa um desses itens para lhe ajudar. O ideal é que os círculos não fiquem nem grandes e nem muito pequenos. 

Coloque um pedacinho de goiabada no centro e dobre a massa, unindo duas pontas opostas com um beliscão. Arrume-os em forma untada ou numa forma revestida de teflon e leve ao forno preaquecido. Abaixe o fogo e aguarde por cerca de dez minutos. Retire e espere esfriar para servir, pois ainda quente o gosto da manteiga é acentuado, dando a impressão que a massa ainda está crua.

Dicas:
  1. Não coloque pedaços muito grandes de goiabada em cada porção de massa. Caso isso ocorra, a goiabada, ao derreter, pode grudar na forma.
  2. Cuide do forno, pois o tempo recomendado (cerca de 10 minutos) varia de acordo com a potência e a temperatura de seu fogão. Portanto, mantenha o fogo baixo e quando estiver dourando em baixo, pode retirar.
  3. Se preferir, pode variar no recheio, com pedaços de chocolate ou doce de banana. Mas, em ambos os casos, convém fechar a massa em forma de trouxinhas para evitar que este escorra pela assadeira. 

2 comentários:

  1. Nao deu pra ler a receita,mas obrigada assim mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ola, tudo bem, de uma nova olhada, acredito que podera te interessar, consegui uma receita muito legal no:http://www.receitasdatiaso.com/

    ResponderExcluir