sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cuscuz Caipira de Milho Verde com Frango


Cuscuz Caipira de Milho Verde com Frango




Uma das minhas comidinhas caipiras preferida é o cuscuz de milho. Pode ser vegetariano, apenas com milho verde, queijos, tomates, ou incluindo alguma carne, no caso usei peito de frango desfiado. E não foge da proposta rápida/fácil. Só não posso dizer que é light, senão não estaria sendo honesta. Mas olha, vale a fugidinha da dieta.

Ingredientes:

1 cebola grande picadinha
2 tomates sem pele picados
2 dentes de alho triturados
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de farinha de milho
1 xícara de leite
2 espigas de milho verde, debulhadas (as mais práticas podem usar o de lata mesmo, também é bom)
1 folha de louro
1 peito de frango cozido e desfiado
1/2 xícara de salsinha picada
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
queijo meia cura ralado grosso para gratinar
fiozinho de azeite
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto

Preparo: Em uma caçarola refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente o milho verde, o tomate e o peito de frango desfiado.

Cozinhe até o tomate começar a derreter. Incorpore metade da medida de leite indicada. Acrescente a folha de louro e metade da salsinha picada.

Acrescente a farinha de milho aos poucos, mexendo bem para não empelotar. Acrescente o restante do leite. A consistência é a de mingau, se precisar acrescente mais leite. Tempere com sal e pimenta e passe o cuscuz para um refratário.

Cubra com o queijo meia cura ralado e as azeitonas pretas picadas. Regue com azeite. Leve ao forno para gratinar por aproximadamente 20 minutos.

Retire do forno, polvilhe o restante da salsinha picada e sirva bem quente. Pode acompanhar uma salada, legumes cozidos ao vapor e arroz branco.

Hummmm, bom apetite
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário