domingo, 23 de janeiro de 2011

Bolinhas de queijo



Cheese ball!

Me inspirei no livro Tapas que a Dê trouxe pra mim da Espanha para fazer o meu amuse-bouche.

Achei uma receita de bolinho de queijo manchego bem interessante e que chamou a minha atenção por ser algo tão presente na minha infância.

Resolvi dar um twist na ideia - até porque o custo do manchego não cabia no budget do amuse - e criei uma bolinha de queijo gruyère com ervas frescas e molho pesto.


Eu queria algo simples e gostoso, além de vegebas-friendly. Acho que em NY, mais do que em muitos lugares do mundo, há muitos vegetarianos, e fazer um amuse-boucheque vai voltar pra cozinha intacto pois contém carne é muito triste. E lá vai a receita para 4 a 6 bolinhas:

Bolinhas de queijo

2 claras de ovo
120g de queijo gruyère
75g de farinha de rosca
salsinha, cebolinha e tomilho picados
sal e pimenta

- Rale o queijo e misture com a farinha de rosca, ervas, sal e pimenta
- Bata as claras em neve e incorpore à mistura do queijo
- Frite um pedaçinho da massa - em óleo ou sauté - para testar o tempero
- Faça bolinhas de 2cm de diâmetro com a mão, apertando bem para que ela não se desfaça.
- Frite em óleo a 180º C (355º F) por 1 minuto ou até ficar dourado.

Pesto

1 maço de manjericão (2 xícaras de folhas)
½ xícara de parmesão ralado
⅓ de xícara de pignole levemente torrado
5 dentes de alho assados
½ xícara de azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta a gosto

- Junte o manjericão, pignole e alho nrocessador de alimentos ou liquidificador. Bata tudo até ficar homogêneo.
- Adicione o azeite e incorpore no "pulsar". Cuidado para não bater demais, pois o azeite fica amargo.
- Tempere com sal e pimenta.


Para servir no restaurante, eu coloquei o pesto embaixo da bolinha em colheres individuais, e finalizei com uma pitada de ffleur de sel para dar uma ressaltada na crocância e no queijo. Também dá para colocar todas as bolinhas de queijo em um prato e servir o molho pesto com uma colher.

http://www.cozinhandosempre.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário