sábado, 15 de janeiro de 2011

PIMENTA



PIMENTA

Era uma das especiarias mais apreciadas na Antiguidade, pois os gregos e os romanos usavam-na bastante na comida

Na imagem: Dica: Pimenta, a especiaria mais famosa

Era uma das especiarias mais apreciadas na Antiguidade, pois os gregos e os romanos usavam-na bastante na comida. Também os godos (antigos povos germânicos), quando atacaram Roma, em 408 d.C., exigiram um tributo, pago, em parte, com pimenta. Chegou a ser usada como moeda de troca. A maioria dos grandes navegadores dos séculos XV e XVI procuravam especiarias, principalmente a pimenta.

Origem
A pimenta é originária de uma planta natural das florestas equatoriais da Índia. Trata-se de uma trepadeira que demora quase oito anos a atingir a maturidade e pode continuar a dar frutos durante 20 anos.

Vantagens para a saúde
O consumo de pimenta traz imensas vantagens para o nosso organismo, estimulando nomeadamente a secreção de sucos gástricos. Tal como a maioria das especiarias, pode reduzir inflamações, ajudar a reduzir e a combater o cancro, a aliviar os sintomas da menopausa, bem como as constipações e resfriados. Contudo, o consumo excessivo de especiarias pode causar efeitos contrários e ser prejudicial à saúde.

Pimenta-da-jamaica
Esta especiaria provém de uma árvore muito aromática, que pode atingir uma altura considerável e que dá flores brancas. Antes de amadurecerem, as bagas apresentam uma cor verde. É nesta altura que são colhidas e colocadas ao sol para secarem e adquirirem assim um tom acastanhado. É muito usada em misturas de especiarias para conservas, marinadas para peixe, marisco, carne, caça e charcutaria, bem como em alguns bolos, tartes e outros preparados culinários.

Pimenta-rosa
A pimenta rosa, de sabor muito subtil, possui muito pouco do picante que caracteriza as pimentas. É bastante utilizada no Sul de França, nomeadamente em pratos de peixe (salmonete).

Pimenta-de-caiena
É feita a partir de malaguetas secas reduzidas a pó. Este tipo de pimenta é detentora de um sabor forte e picante. Pensa-se que estimule as secreções estomacais e seja benéfica em situações de má circulação.

Pimenta-preta
Constituída por pequenas bagas enrugadas, este tipo de pimenta também é colhida enquanto verde e a sua secagem é feita ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário